» » » » Projeto implantado em assentamento de São Vicente do Seridó é selecionado para o Caderno Boas Práticas de Ater, do MDA

A experiência de instalação de dessalinizadores solares para a produção de água potável no Assentamento Olho D’água, em São Vicente do Seridó (PB), a cerca de 216 quilômetros de João Pessoa, foi selecionada para a edição 2015 do Caderno de Boas Práticas de Ater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O projeto foi implantado pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), entidade contratada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em 31 assentamentos da região da Borborema, em parceria com o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).


A ação foi apresentada pelo presidente da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), Jonas Marques de Araújo Neto, no Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater, realizado em Brasília de 1º a 3 de dezembro de 2015. Em nome da entidade, ele recebeu o certificado de Boas Práticas das mãos do ministro do desenvolvimento agrário, Patrus Ananias.
O objetivo do projeto, selecionado na Categoria Sistemas Sustentáveis de Produção de Base Agroecológica, foi melhorar a segurança hídrica das 29 famílias do Assentamento Olho D’água, que tem 1.628 hectares, através do uso de dessalinizadores solares que possibilitam a produção de água potável.
Para garantir água de qualidade para as famílias, o projeto aproveitou o potencial de energia solar disponível no assentamento, localizado no Semiárido, região que apresenta particularidades desfavoráveis quanto à disponibilidade de água, como baixos índices de precipitação pluviométrica, período chuvoso irregular, presença de anos com índices de precipitação abaixo da média histórica e elevados níveis de salinidade em grande parte dos solos e das águas semiáridas.
Segundo o diretor técnico da Coonap, o engenheiro agrícola José Diniz das Neves, a escassez periódica de água leva a população a consumir águas de poços que, muitas vezes, apresentam contaminação biológica ou química (sais dissolvidos), como é o caso dos poços da zona rural de São Vicente do Seridó.
“Fomos a única entidade de Ater na Paraíba com experiência selecionada para o Caderno Boas Práticas de Ater, que terá distribuição nacional. Isto significa o reconhecimento do nosso trabalho e nos dá a certeza de que estamos indo pelo caminho certo”, afirmou Jonas Marques.

Funcionamento do dessalinizador
José Diniz das Neves explicou que o destilador utiliza a radiação solar para aquecer a água, que evapora e se condensa dentro do dessalinizador.
“Com isso, a água torna-se potável em virtude das altas temperaturas no interior do destilador. Os microrganismos patógenos são eliminados e é possibilitada a retirada dos sais dissolvidos na água”, explicou o diretor técnico da Coonap.

Caderno Boas Práticas de Ater
O objetivo da elaboração do Caderno de Boas Práticas de Ater e do Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater foi identificar, sistematizar e compartilhar referências inovadoras com contribuição comprovada, na ação de Ater, para o desenvolvimento rural sustentável e solidário.
No período de 7 a 23 de outubro, as instituições cadastradas no Sistema Informatizado de Ater (Siater) puderam inscrever apenas uma iniciativa, em cada uma das 14 categorias previstas no edital, junto à Comissão Estadual de Boas Práticas de Ater, na Delegacia Federal do MDA de cada estado. As Comissões Estaduais – formadas pelo MDA, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, instituições de Ater e representações da Agricultura Familiar – foram responsáveis pela inscrição, seleção e registro de propostas.
As melhores experiências em cada categoria foram enviadas à Comissão Nacional, que selecionou as três melhores iniciativas de cada categoria. As ações escolhidas foram apresentadas no Seminário Nacional realizado em Brasília.

Assessoria 

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO