Loading...
Já pensou em ter seu nome grafado na placa do seu carro? O paraibano Wilson Formiga Pereira não só pensou, como executou a ideia. O aposentado, de 69 anos, viajou cerca de 2.305 km de João Pessoa até a cidade de Formiga, em Minas Gerais, para emplacar seu carro no município mineiro e ter seu sobrenome estampado na placa. A viagem aconteceu em 2004, um ano após ele conhecer a cidade.

Wilson Formiga, mais conhecido como Seu Formiga, conta que descobriu a existência da cidade em 2003, olhando o mapa do Brasil. Inicialmente, a intenção era apenas de conhecer Formiga. “Gostei muito da cidade, não só por conta do nome, mas por ser bonita, organizada. Falei para minha esposa, na época, que a gente poderia fazer a viagem de volta de carro. Comprei um [carro] lá com placa de Formiga e voltamos nele”, explicou.
Segundo relata Seu Formiga, o carro “batizado” com seu sobrenome fez tanto sucesso que, no ano seguinte, ele foi com o seu carro com a placa de João Pessoa até Formiga, para também emplacá-lo lá após conseguir um endereço fixo na cidade mineira . Desde então, 12 anos se passaram e Seu Formiga, mesmo após perder sua companheira de viagem, que morreu em 2008, faz pelo menos uma visita por ano a Formiga.
Pelo menos uma vez por ano, Seu  Formiga visita a cidade mineira
Mais de uma década após criar um vinculo com a cidade localizada no oeste de Minas Gerais, Seu Formiga vendeu o primeiro carro, comprado na cidade homônima, e adquiriu um outro carro com a placa “personalizada”. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme o artigo 120, não impede que você more em uma cidade e tenha um carro com placa de outra, desde que tenha um endereço fixo no município no qual o carro foi emplacado, que é o caso do paraibano aposentado.
Wilson Formiga explica que os dois veículos “mineiros” não ficam desemplacados por conta da distância. Ele paga os impostos referentes aos carros todos os anos. “Não deixo atrasar. Tenho uma amigo na cidade, envio o dinheiro para a conta dele e ele paga o emplacamento”, relatou. Para o aposentado, a iniciativa fez com que ele ocupasse o seu tempo, ajudando inclusive a superar a perda da esposa.

"Gosto de viajar. Descobrir a existência de Formiga foi uma coisa boa, porque acabei encontrando um motivo para aproveitar meu tempo livre. As viagens para Formiga se tornaram tradição, Após ficar viúvo, eu planejo também, um dia, levar o restante da minha família para conhecer a cidade", concluiu o aposentado.

Celebridade formiguense
Após 12 viagens e mais de uma década se relacionando com a cidade de Formiga, Wilson Formiga se tornou conhecido na cidade mineira, que, segundo estimativa do IBGE feita em 2015, possui pouco mais de 68 mil habitantes. O aposentado conta que sua viagem de João Pessoa para a cidade foi relatada em jornais locais.

“Eu passo pelo comércio e as pessoas me reconhecem, falam comigo. Até pelo fato de eu ter saído várias vezes no jornal da cidade, contando a minha história. As pessoas acenam, falam ‘lá vai Formiga’. É curioso porque pelo que conversei com as pessoas da cidade, não tem ninguém com formiga como sobrenome”, completou.

Foram mais de 2,5 mil km de viagem para ter Formiga na placa do carro  (Foto: André Resende/G1)Foram mais de 2,5 mil km de viagem para ter Formiga na placa do carro (Foto: André Resende/G1)


G1PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem