Loading...

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) assinou, nesta terça-feira (29), dois decretos para redução de 30% nos gastos do Estado, frente à crise que assola o País. A assinatura do documento ocorreu na solenidade de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba 2040. 

O decreto 36.200 determina adequação na jornada de trabalho dos servidores da Administração Direta e Indireta, autarquias e órgãos de Regime Especial, estabelecendo que o expediente será das 8h às 16h30, com intervalo de 1h30, de segunda-feira à sexta-feira. 

De acordo com o decreto 36.199, os órgãos estaduais deverão renegociar as condições de preços e quantidades vigentes nos contratos firmados para despesas de custeio, reavaliar licitações em curso que ainda não tenham sido homologadas ou adjudicadas, bem como aquelas a serem instauradas; identificar novas alternativas de localização, com prioridade de utilização de imóveis próprios do Estado. 

O decreto suspende as despesas com custeio relativas à celebração de novos contratos de locação de imóveis e prestação de serviços de transporte mediante locação de veículos; celebração de termos aditivos que impliquem acréscimo de objeto; aquisição de imóveis e de veículos; patrocínio e apoio à realização de festividades e similares; contratação ou prorrogação de contratos de serviços técnicos profissionais especializados que impliquem em aumento de despesas. 

Também fica instituído um comitê gestor do Plano de Contingência para acompanhar e avaliar as medidas previstas no decreto, bem como desenvolver estudos com vistas à otimização das despesas de custeio, a exemplo dos gastos com água e esgotos, combustível, pacotes de dados e serviços de internet, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, locação de veículos e de bens móveis, passagens e despesas com locomoção, serviços de limpeza e vigilância e com diárias de pessoal. 

Uma medida semelhante foi adotada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na semana passada, que também alterou horários de expediente para conter gastos.



PORTAL CORREIO 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem