Loading...
O município de São Vicente do Seridó, cidade localizada no Seridó paraibano, a 200 km da capital, realizou na última quarta feira 12, a VI Conferência Municipal de Assistência Social.
 
O evento aconteceu no templo da Igreja Católica São Vicente Férrer, situada à Avenida Senador Ruy Carneiro, no centro da cidade, e contou com as presenças do vice-prefeito e atual Secretário Municipal de Saúde, Dr. Airton; do Secretário Municipal de Educação, Sérgio Lopes; do Secretário Municipal de Cultura, Adriano Pereira; e do Secretário Municipal de Assistência Social, João de Deus Alcântara.
 
Também estiveram presentes à conferência, Josefa Iraneide, do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS); Ana Célia Medeiros, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Vasti Mendonça, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e Marcone Alcântara, do Conselho Tutelar.
 
O tema discutido foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’’, que tem por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e proporcionar novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A palestra foi realizada pela assistente social Juliana Oliveira, da cidade de Areial - PB.
 
A filarmônica Maestro Antônio Amâncio, do município, sob a regência do maestro José Carlos, e o Coral do Serviço de Convivência da Assistência Social formado por crianças de São Vicente e de Seridó, sob a direção da professora Elissandra, se apresentaram no evento.

O evento foi encerrado com a escolha de delegados: Elissandra Oliveira, Edivânia Farias e Luana Cândido, irão representar o município na X Conferência Estadual de Assistência Social do Estado da Paraíba, que acontecerá nos dias 28,29 e 30 de setembro de 2015.

A Conferência é um espaço de debate coletivo, onde governo e sociedade civil organizada têm a oportunidade de participar, discutir e avaliar as políticas públicas, sendo parte de um amplo processo de diálogo e democratização da gestão pública, com a finalidade de definir as prioridades de ações para os próximos anos reconhecendo as responsabilidades de cada ente federado. É de suma importância a participação da sociedade para discutir políticas municipais da assistência social com a perspectiva do aprimoramento dos serviços e programas sociais oferecidos pelos entes federativos.

Conferências de assistência social

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo nos quais é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados eleitos nas Conferências municipais, observadores e convidados credenciados.
 



ASCOM

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem