» » » EMPRESAS DE INTERNET INVESTEM EM FIBRA OPTICA PARA MELHORES SERVIÇOS NO SERIDÓ E CURIMATAÚ PARAIBANO

As empresas fornecedoras de internet Net Mark, SJNet e Onda Net estão realizando um cabeamento usando uma nova tecnologia, a fibra óptica.
Segundo os empresários envolvidos no projeto, até o fim de 2015 o sistema estará concluído e já em 2016 o estará ativado. “Assim que ligarmos tudo o usuário terá melhoria já de imediato em sua rede de internet em casa ou nas empresas que contratam nossos serviços”, destacou a nossa reportagem Mark Lane Pinheiro, empresário da Net Mark.
“A fibra óptica estará nos dando conforto e espaço de banda suficiente para os clientes da nossa rede como um todo, ela nos oferecerá mais estabilidade e tranquilidade em relação à falta de energia em servidores ou problemas semelhantes”, enfatiza o empresário Samuel Ferreira da SJNet.
Leonardo Gomes, proprietário da Onda Net, destaca que até o mês de maio a fibra óptica estará chegando à cidade de Patos. “Até hoje nós éramos dependentes das grandes operadoras, mas com a fibra óptica nós teremos uma maior qualidade do serviço e teremos cerca de 100 cidades beneficiadas sendo equiparadas a serviços dos grandes centros”, finaliza.
Com a explosiva evolução das comunicações, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade, constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações. É nessa ideia que surge a fibra ótica, que garante nível elevado de fiabilidade em nível de transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.

ASSISTA A MATÉRIA:



ENTENDA O QUE É A FIBRA ÓPTICA:
Cabos de fibra óptica estão substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital. Estes cabos são feixes de “fios de vidro” extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo. Uma fonte de luz é ligada e desligada rapidamente a uma extremidade do cabo de transmissão de dados digitais. A luz viaja através dos fios de vidro e de forma contínua reflete fora do interior dos revestimentos plásticos espelhados em um processo conhecido como reflexão total interna. Sistemas baseados em fibra óptica podem transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e eles podem até mesmo levar vários sinais ao longo da mesma fibra usando lasers de cores diferentes. Esses cabos são tão finos quanto um fio de cabelo humano que carregam a informação digital ao longo de grandes distâncias.
A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características óticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante).

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI