Featured Posts

Loading...

Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está agonizando e já perde 1,5 centímetros de água por dia. Em dias quentes, chega a perder até 2 centímetros. O manancial, construído há mais de 50 anos, e que é a principal fonte de abastecimento de 1 milhão de paraibanos, se encontra atualmente com menos de 60% de sua total capacidade de armazenamento segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).

Lucílio Vieira, Gerente de Monitoramento da AESA, revelou que Boqueirão está perdendo quase dois centímetros de água por dia com a evaporação e o consumo humano. “Boqueirão tem perdido 1,5 centímetro por dia devido a forte evaporação e o consumo”, confirmou.
O açude amanheceu esta quarta-feira (16), com 245.796.027 milhões de metros cúbicos acumulados, o que corresponde a 59,7% de sua capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.
Agricultores que dependem da água do açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, para irrigar suas plantações estão ameaçados pela seca. O manancial, que possui mais de 411 milhões de metros cúbicos (m³) de capacidade, está perdendo, nos últimos meses, até cerca de 600 mil m³ de água por dia, devido principalmente à evaporação, provocada pela temperatura elevada.
Uma simulação feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) constatou que se não ocorrerem chuvas nos próximos meses a irrigação com a água do Boqueirão será suspensa. Segundo o administrador do Dnocs, Everaldo Jacobino de Moura, os agricultores já foram alertados sobre os efeitos que a seca pode trazer nos próximos meses.
“O departamento está realizando simulações justamente para tentar prevenir os que dependem dessa água. A última simulação constatou que se não houver uma boa chuva até o dia 25 de março de 2013, a água do Boqueirão só será disponibilizada para o consumo humano e animal e a irrigação que depende do açude será suspensa”, afirmou. Cerca de 1 milhão de pessoas dependem do açude, que abastece 19 municípios paraibanos, nas regiões do Cariri, Agreste e Brejo do Estado, dentre eles Campina Grande.
O administrador informou que a situação é alarmante e que, dependendo do clima, o manancial chega a perder até dois centímetros (cm) de água por dia, o que equivale a 606.697 m³, quantidade suficiente ao consumo de água de 40 mil pessoas por dia, levando em consideração que a média de consumo de água por pessoa é de 150 litros por dia. “De acordo com a simulação, se não houver chuva, o manancial estará com 208 milhões de m³ de água na data estipulada, o que equivale a 50% de sua capacidade”, explicou.

RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
Com PBAgora

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem