» » » » Eleições 2018: aferição de popularidade do Google Trends aponta liderança de João na web com 47%, seguido de Zé Maranhão, com 30%

Quando você quer informações sobre algum tema, você faz uma busca na internet, correto? Tudo está no Google. O mesmo ocorre com a política. E, para acompanhar o desempenho dos candidatos nesse universo on line, o PB Agora estreia nesta segunda-feira (17) a primeira matéria de análise de dados de redes sociais com foco na disputa pelo Governo da Paraíba.

O gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares na rede, o Google Trends. Foi a partir desse instrumento e da apuração de dados que um levantamento feito pelo portal PB Agora entre os dia 15/09 até às 11h do dia 17/09, apontou o candidato do PSB, João Azevêdo, como o líder no número de buscas na web, nos últimos dias, atingindo uma marca de 47% em índices de procura de internautas.
Na vice-liderança, conforme a aferição, aparece o senador e também candidato ao Governo da Paraíba, Zé Maranhão (MDB), que atinge o percentual de 30% das buscas.
O candidato da oposição, Lucélio Cartaxo (PV) é o terceiro colocado no número de buscas na Web. Ele aparece com 10% das pesquisas de buscas aferidas pelo Google Trends.
DADOS AJUDAM ESTRATÉGIAS
Para a maioria dos marqueteiros, as redes sociais são o grande diferencial da campanha eleitoral deste ano. Embora, na prática, ninguém saiba ao certo o peso que o mundo virtual terá nas urnas, nenhum candidato quer ficar para trás na internet.
É no mundo on-line a melhor forma de os políticos alcançarem seu público e interagirem com os eleitores.
Quando a curiosidade do eleitor é aguçada por uma matéria, propaganda ou evento, é natural que ocorra um aumento no volume de buscas no Google por um candidato.
Quanto maior a visibilidade, maior o potencial eleitoral. E maior o volume de buscas online sobre o político.
Segundo especialistas, 97% das buscas brasileiras são feitas através do Google. O gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares na rede, o Google Trends.
Uma das excelentes funcionalidades é justamente essa comparação de volume de buscas por um político. Assim é possível comparar o desempenho do candidato com os seus adversários.
AFERIÇÃO DE POPULARIDADE X PESQUISA ELEITORAL
É importante deixar claro que esse levantamento não se trata de uma pesquisa eleitoral ou uma enquete.
Segundo explica a própria ferramenta, ‘Google Trends’, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Ainda segundo a ferramenta, Google Trends, a expressão: "pesquisa para governador da paraíba" também registrou um aumento repentino no mesmo período da aferição da popularidade de cada candidato.
Veja o gráfico com os três primeiros colocados nas útimas pesquisas:
Veja o gráfico com todos os candidatos a governo do estado da Paraíba:


PB Agora

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO