» » Após sucessivos escândalos pelo País, o cidadão duvida que exista candidato honesto




O fim da obrigatoriedade do voto é um dos pontos em discussão na proposta de reforma política que tramita fatiada no Congresso Nacional. Segundo 80% das pessoas ouvidas por nossa reportagem, elas não compareceriam às urnas para exercer o direito caso pudessem. Apenas 20% delas responderam que se fariam presentes para garantir a vitória do seu candidato. Os especialistas acreditam que entre os motivos que levam o povo a não querer votar está a criminalização da política no país.


A descrença na classe política é uma das principais razões apresentadas pelas pessoas.
O cientista político Ítalo Fittipaldi acredita que o desgaste apresentando diariamente na imprensa, que tem mostrado casos de corrupção constantes, é uma das causas que leva a crise política que dificulta a representação.
O professor alegou que atualmente há uma campanha de criminalização da política, pois o tema é geralmente tratado como algo negativo. “Quando você apenas mostra esse lado, termina criminalizando a política e faz com que as pessoas entendam que a via política não é o melhor caminho para você resolver os conflitos com a sociedade”, explicou Ítalo Fittipaldi.
O especialista defende o voto facultativo, mas acredita que talvez a ausência da obrigatoriedade não fosse suficiente para realizar um pleito mais consciente, pois não se sabem se só os mais entendidos do tema votariam. “O fato é que se você tira a política, esses problemas não serão resolvidos. Esse é o grande perigo. Esse lado negativo faz com que as pessoas tenham esse sentimento de afastamento e as pessoas terminam querendo despolitizar o poder público, o Executivo, em função de uma política pública. Políticos corruptos não são todos. Também temos médicos, advogados, engenheiros, entre outros que são corruptos, justificou o professor. Ítalo Fittipaldi explicou que a falta de interesse alimentada pela crise política atual é bastante apreensiva, pois a abstenção de votos pode atrair a necessidade de regimes como o da ditadura.

Distanciamento da política
A falta de envolvimento político é outra opção que pode levar muita gente a não querer comparecer às urnas durante o pleito, disse o cientista político. “Essa falta de interesse compromete também o surgimento de novas lideranças. Você não tem que alegar que não confia nos políticos, você tem que saber em que está votando. Isso sim que é o mais importante. Eu acho que o voto não deveria ser obrigatório, pois quero acreditar que hoje já há uma maturidade mínima necessária para conseguir tirar essa obrigatoriedade”, comentou Fittipaldi.
Para convencer o brasileiro a ir às urnas, de acordo com Ítalo Fittipaldi, as campanhas eleitorais devem ser educativas, mostrando as diferenças entre os trabalhos do Executivo e do Legislativo, além de explicar a importância do voto. “Informar é preciso para mudar a mente da maioria. Qual o papel da política na sociedade? O cidadão precisa entender isso para mudar o pensamento. A democracia é quem faz o papel de resolução temporária de conflito”, comentou.
Ele entende e consegue enxergar pontos positivos nos dois sistemas eleitorais (o obrigatório e não obrigatório), Mas acha que ainda é preciso insistir que as pessoas votem. 


Postador Unknown

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO