» » » » Pesquisa aponta aumento de 6 graus na temperatura e uma seca maior na Paraíba

Uma pesquisa realizada no mês de setembro deste ano pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta irregularidades e anomalias no regime de chuvas no Nordeste brasileiro. Dentro dessa esfera, o levantamento enfoca também a Paraíba de forma mais específica, onde foi percebida uma expansão de áreas de seca e o aumento da temperatura máxima em até seis graus em algumas regiões. Confira aqui a pesquisa completa. 

Na Paraíba, em relação ao mês de agosto, a mudança mais significativa ocorreu na parte centro-oeste, onde os indicadores mostram um aumento de área com seca. Segundo a ANA, cabe observar que, nessa mesma região, é notificada a anomalia de temperatura máxima no mês de setembro referida anteriormente, bem como no trimestre julho, agosto e setembro. Nas demais áreas do estado houve um aumento da área de seca moderada, grave e extrema (tipos de seca elencados pela agência) em direção ao Leste do estado.

A ANA explica que, historicamente, no mês de setembro, no Leste do Nordeste, em uma área compreendida entre o Litoral Sul da Paraíba e o Litoral Sul da Bahia, localizam-se as áreas da região que possuem os maiores índices pluviométricos, com volumes entre 100 e 150 mm. Nas demais áreas, os índices pluviométricos são inferiores a 75 mm e, em grande parte do Nordeste, como no Centro-Leste do Maranhão, Piauí, Ceará, grande parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e extremo oeste de Alagoas, a climatologia de precipitação é inferior a 25 mm. 

Durante o mês de setembro de 2016, os índices pluviométricos mais significativos foram observados no Litoral da Bahia e no extremo Oeste do Maranhão, com valores superiores a 100 mm em algumas áreas. No entanto, observa-se irregularidade de precipitação, que no Litoral Leste do Nordeste, em uma área compreendida entre o Litoral do estado da Paraíba e o Litoral de Alagoas, bem como em algumas áreas do Litoral Sul da Bahia, foram observadas anomalias negativas de chuvas.






Com Portal Correio

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO