» » » » São Vicente do Seridó - Primeiro caso suspeito de H1N1 é registrado na cidade, paciente é transferido para Campina Grande

Um homem da cidade de São Vicente do Seridó-PB, foi encaminhado na tarde deste sábado (09/04), para a cidade de Campina Grande, com suspeitas de ter contraído a gripe H1N1.

Apesar de ser apenas uma suspeita, todos os cuidados foram adotados para a transferência do paciente. Este é o primeiro caso suspeito na cidade, porém, a Paraíba já registrou sete óbitos apenas estes ano com suspeitas da gripe.


Segundo informações não oficiais, algumas unidades hospitalares de Campina Grande se recusaram a receber o paciente, sob a alegação de que não havia sido reservada a vaga, mediante encaminhamento do médico, porém, após  a intervenção de profissionais da saúde de São Vicente do Seridó, o problema foi solucionado e o paciente atendido.

Este ano os casos de óbito foram registrado em: Puxinanã (1), Camalaú (1), Campina Grande (1), João Pessoa (4).

Em todo o país são mais de 50 mil casos confirmados. A pandemia da gripe A (H1N1) foi iniciada em 2009, chegando ao Brasil em abril do mesmo ano quando duas pessoas chegaram do México apresentando os sintomas da doença.

Campanha de Vacinação:

A campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima semana na Paraíba. O primeiro lote da vacina, enviado pelo Ministério da Saúde para o estado, já chegou e deve começar a ser distribuída aos municípios, possibilitando a antecipação da campanha, que estava programada para começar no dia 30 de abril, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Os lotes da vacina que vão ser usados na imunização no estado já são de 2016. A vacina é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.

O público da campanha é formado por grupos prioritários: gestantes, trabalhadores de saúde, idosos, puérperas, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, população indígena, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei. No caso do grupo de pessoas com doenças crônicas, será necessário apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

Orientações médicas de como prevenir:

“A orientação com relação à gripe de uma forma em geral, já que existem múltiplos vírus, é a questão da hidratação, boa alimentação, evitar sair ao sol nos períodos mais críticos entre as dez da manhã às quatro da tarde, também evitar o contato próximo com pessoas já infectadas. O que tem levado à preocupação das pessoas é o sorotipo H1N1, que leva a uma pneumonia muito grave que nós chamamos de SARA, que é a Síndrome da Angústia Respiratória, e que pode levar a óbito. Então é preciso estar atento às recomendações de tomar bastante líquido, evitar o sol e evitar o contato íntimo com pessoas já doentes,” explicou o médico.
Dr. Pedro falou ainda que cuidados de higiene e assepsia são essenciais para a prevenção de qualquer infecção. “A transmissão acontece por meio de gotículas de saliva, pelo ar, então se a pessoa mantém contato de alguma forma com a saliva de alguém infectado poderá sim contrair a doença, por isso a importância da higienização de mãos, já que temos o hábito de levar as mãos à boca, como a própria higiene pessoal, que previne não só a contaminação pela influenza, gripe, mas também de diversas outras infecções,” garantiu.
Entre as medidas preventivas também estão evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de sintomas como início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal. 



saovicentedoserido.com.br com G1 e Patos OnLine

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO