» » » » ENEM 2016 já tem cronograma confirmado, inscrições começa dia 09 de maio e tem novidades; confiram.

Inscrições Enem 2016: 09 a 20 de Maio: Criado em 1998 pelo Governo Federal, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se organiza para mais uma edição. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está preparando o edital da edição deste ano. O documento será agora em abril e as inscrições terão início primeira quinzena de maio, de 09 a 20 de Maio. As provas devem ser aplicadas no início do mês de novembro.

O Inep é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições, os gabaritos oficiais e os resultados são divulgados através do seu site oficial, acessível no endereço http://www.inep.gov.br/. O período de inscrições será confirmado no cronograma oficial, que estará no edital do Enem 2016.

Como se inscrever no Enem 2016?

As inscrições do Enem 2016 serão feitas exclusivamente via internet, no site oficial do Inep. Durante o período de inscrições, o Instituto abre uma página exclusiva para o registro dos candidatos. No primeiro acesso, os candidatos precisam ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um endereço de e-mail válido, pois, através dele, o Inep enviará informações relativas ao Exame.
Inscrições Enem 2016 09 a 20 de maio
Inscrições Enem 2016 09 a 20 de maio
Ao se inscrever, o estudante precisa escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) das cinco questões que serão cobradas nas provas. Além disso, também é necessário escolher o município onde pretende fazer as provas.
O Inep alerta que os candidatos são os únicos responsáveis pelo preenchimento fidedigno das informações durante o período de inscrição. Aqueles que prestarem informações falsas ou inexatas, ou não satisfazerem as condições estabelecidas no edital, terão suas inscrições canceladas. Por isso é essencial ler o documento que dita as regras do Enem 2016.
Também é no momento de inscrição que o participante cria uma senha que será utilizada nos acessos via internet, nos sites de todos os programas do Ministério da Educação (MEC) ligados ao Exame. Assim, tanto a senha quanto o número de inscrição, que é gerado automaticamente no site, devem ser guardados com cuidado.
Atendimento diferenciado no Enem 2016 e certificado de conclusão do ensino médio: No ato da inscrição, o candidato precisa informar se precisa de atendimento especial nos dias de prova. A regra se aplica aos deficientes, às gestantes, lactantes, idosos e aos sabatistas. Conforme estabelece o edital, as lactantes são obrigadas a levarem, nos dias de prova, um acompanhante adulto. Este ficará em uma sala reservada e ficará responsável pela guarda da criança durante a aplicação do Exame.
Os estudantes com pretensão de obter a certificação do ensino médio precisam indicar o interesse no ato da inscrição, escolhendo uma das instituições certificadoras estabelecidas pelo Inep.

Como pedir isenção no Enem 2016? Qual o valor da taxa de inscrição?

Não vai continuar com o preço da edição de 2015, o valor da taxa de inscrição do Enem 2016 será elevado para R$ 68,00. Entretanto, é possível pedir isenção do pagamento. É importante lembrar que os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento.
Para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2016, o estudante precisa, no momento em que estiver se inscrevendo no site, preencher o formulário de declaração de carência. A isenção é concedida àqueles com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, conforme estabelece os incisos I e II do parágrafo único do art. 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.
Quem não for isento do pagamento deverá gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União), ou o também chamado boleto do Enem 2016, no ato da inscrição no portal do Inep. O documento deverá ser pago até a data de vencimento, sob pena de cancelamento da inscrição, exclusivamente em agências do Banco do Brasil.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016

Quem cumprir com todas as exigências terá seu registro confirmado por meio da confecção do cartão de inscrição do Enem 2016. O cartão ficará disponível no portal do Inep semanas antes das provas. Caberá ao candidato escolher se imprime ou salva o documento, visto que a apresentação do mesmo não é obrigatória. Ele contém: número de inscrição, data, hora e local de prova do Enem 2016, além da indicação dos atendimentos diferenciados (se for o caso), da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação (se for o caso).
Nos dias de Exame, é necessário apresentar documento de identificação original com foto: Carteira de identidade; Carteira de trabalho e previdência social; Certificado de dispensa de Incorporação; Certificado de reservista; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


ENEM 2016

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI