Loading...
A história da Igreja separa um tempo espetacular na vida de alguns irmãos que viveram na Inglaterra nos séculos XVI, XVII e XVIII. Os mesmos viveram a ascenção de um movimento conhecido como “os puritanos”. Aqui em poucas palavras tentarei descrever algumas relevâncias desse movimento que marcou a Inglaterra e a Europa refletindo até os dias de hoje no mundo inteiro.
Os puritanos foram cristãos evangélicos que viveram em tempos difíceis na Inglaterra, sofreram perseguição tanto da Igreja Católica Romana como também da Igreja da Coroa. Teve sua maior perseguição com a rainha Mary Todor, mais conhecida com “Mary sanguinária”, a mesma com requintes de crueldade condenava os primeiros puritanos a morte, mas o que conseguiram fugir se espalharam por várias partes do mundo, sendo uma promotora de grandes avanços do evangelho em outros lugares.
Tem-se considerado como primeiro líder puritano o reverendo Richard Greeahan, mas aqueles que deixaram um legado com livros lidos e reeditados até os dias de hoje são os reverendos Richard Baxter e John Bunyan entro outros.
Os puritanos tinham uma visão de culto que o mesmo deveria ter toda reverencia, mas sem esquecer que é um momento de gozo. Tinha como princípio a exposição das Escrituras, o dia do senhor que era o domingo e ainda confessavam o calvinismo como única visão sadia sobre a soteriologia.
Até os dias de hoje os puritanos ainda influenciam comunidades evangélicas pelo mundo inteiro, é uma sugestão que todos se aprofundassem no conhecimento desse movimento santo e comprometido com os desígnios de Deus para uma espiritualidade mais sadia. 



ANTONIO JUNIOR/ PORTAL SERIDÓ PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem