» » » » » SOLEDADE - Assentados da Reforma Agrária participam de intercâmbio para fortalecimento da agricultura familiar

A Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP) e o INCRA/PB, promoveram no último dia 29 de outubro, um intercâmbio para troca de saberes, no Sítio Lajedo de Timbaúba em Soledade. A atividade contou com a participação de 30 agricultores/as dos assentamentos Belo Monte no Seridó, São Domingos e Dorcelina Folador em Cubatí, Antônio Paulo e José Jovem em Boa Vista, Gravatá em Pocinhos, Além dos assentamentos Vitória, Pequeno Richard e José Antônio Eufrouzino, localizados em Campina Grande.

O intercâmbio teve como objetivo promover a troca de experiências entre agricultores e agricultoras. Durante a visita o grupo de assentados conheceu as experiências da agricultura familiar na propriedade de dona Maria do Socorro Barbosa e seu Antônio Bento e também na propriedade de seu Inácio Tota Marinho.
A primeira visita aconteceu na propriedade do casal dona Socorro e seu Antônio, onde foi possível visitar o quintal produtivo da família e conhecer as experiências do bioágua, tecnologia que faz o reuso das águas cinza. O casal explicou que faz o reuso da água da pia de lavar louça e da lavanderia e utiliza no plantio deito ao redor de casa. Na ocasião os assentados também conheceram o biodigestor que produz gás a partir do processamento de matéria orgânica e a criação de galinhas caipira.
Já na segunda visita, os assentados conheceram a propriedade de seu Inácio Tota, foi realizado um percurso dentro do sitio onde os assentados visitaram a barragem subterrânea, a cisterna calçadão, a produção de mudas de umbuzeiro, o galpão para criação de galinhas caipira, além de uma unidade de beneficiamento de frutas. Durante a visita a unidade que é formada pelo grupo de seis mulheres, os assentados conheceram como funciona a gestão do grupo e produção de polpas. Após o percurso, foi montada uma roda de diálogo onde os assentados conheceram a história de vida e superação de seu Inácio.
Durante o intercâmbio, os agricultores e assentados trocaram diversas experiências a respeito das técnicas empregadas na produção e foi verificado que ambos se impressionaram com os conhecimentos existentes naquele sítio. Foi ressaltado que mesmo após quatro difíceis anos de seca, é possível sobreviver no semiárido e produzir para a subsistência da família.
No final do intercâmbio aconteceu uma breve avaliação entre os participantes, o diretor técnico da COONAP, José Diniz das Neves agradeceu a participação de todos e o acolhimento de seu Inácio e sua família a todos que ali estavam, “em nome da COONAP nós agradecemos aos que se disponibilizaram para conhecer esta bela experiência, isso é uma lição de vida para todos nós”, ressaltou. Para o assentado Marcos Elói do Assentamento José Antônio Eufrouzino, o intercâmbio foi mais um aprendizado “se 10% dos agricultores se conscientizasse e fosse como seu Inácio Tota o mundo seria diferente. Foi muito boa esta visita!”, concluiu.

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO