Loading...
Na última quinta (27), foi realizada pela equipe de técnicos da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP) uma atividade de sensibilização ambiental com os alunos da Escola Municipal Antônio Pereira de Souto, localizada no Assentamento São Domingos I, município de Cubati. Além dos alunos, a atividade também contou com a participação da direção e professores da escola e assentados.

O Dia de Campo iniciou no lote da assentada Sara Maria Constâncio do Assentamento São Domingos I, a assentada e sua família recepcionaram as crianças, e em seguida foi realizado a apresentação de todos os participantes. Para Sara este momento é muito importante “nós queremos construir um futuro melhor, mas não basta falar só com os pais, temos que conversar com as crianças, pois elas são o futuro e devem aprender a valorizar o meio ambiente”, ressaltou a assentada.
A engenheira florestal da COONAP Aline Valéria Medeiros foi a responsável pela atividade. De acordo com a engenheira “estas atividades são de extrema importância para sustentabilidade do planeta, pois devemos dedicar mais empenho e dedicação a atividades direcionadas às crianças, que são as sementes da humanidade, e por meio delas poderemos ter um cenário ambiental assegurado”, destacou.
Durante a atividade as crianças foram sensibilizadas acerca da importância da árvore para a vida do planeta. Em seguida foi realizada uma trilha na comunidade Bela Vista que seguiu por um pequeno fragmento de mata de caatinga, onde durante o percurso foram citadas algumas espécies de árvores importantes, a exemplo da catingueira, umbuzeiro, juazeiro; entre outras. Na ocasião também foram mencionados a importância dos animais silvestres, que vivem nas florestas, como também a importância de não desmatar e do perigo da utilização do fogo no meio ambiente.
No segundo momento as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e ter contato com as minhocas, que são responsáveis pela adubação e aração da terra. Finalizando a atividade a assistente social Ana Cristina Silva, explicou que após está atividade serão realizada outras, “ainda haverá um terceiro momento na escola, onde faremos a plantação de algumas mudas frutíferas explicando detalhadamente para que serve cada parte da árvore. Ainda neste momento serão apresentados os vídeos e as fotos tiradas nos dois momentos anteriores para que as crianças se reconheçam durante todo o processo de Educação Ambiental na escola. Cabe ressaltar aqui, que esse foi o início de uma trajetória de sensibilização contínua com as crianças da zona rural em específico as crianças dos Assentamentos Belo Monte e São Domingos I”, ressaltou.
Esta atividade faz parte do trabalho de acompanhamento realizado pelo serviço ATES (Assistência Técnica, Social e Ambiental), por meio contrato de assistência técnica realizado entre a COONAP e o INCRA/PB. De acordo com o diretor técnico da COONAP “estas atividades com as crianças é de grande valia, porque se elas não forem envolvidas, o campo e a ATES não terão continuidade, por isso é tão importante. Nós queremos que atividades desse tipo, aconteçam em outros assentamentos para que os filhos dos assentados e como também outras crianças participem gerando assim uma contribuição para todos”, concluiu.



ASCOM/COONAP 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem