» » » Nova Palmeira sedia seminário sobre garimpo responsável

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), realizou nesta sexta-feira (24) o IV Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro. O evento aconteceu no Centro Cultural Professora Leuzina, na cidade de Nova Palmeira.

Com o tema “Mineração com Responsabilidade”, o seminário reuniu pequenos produtores de minerais organizados em cooperativas, que  receberam  orientações para gestão da produção, beneficiamento e comercialização dos bens produzidos.

De acordo com Marcelo Falcão, diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia, a orientação é fundamentada na erradicação da informalidade, na redução dos índices de acidentes de trabalho e dos casos de saúde ocupacional, na melhoria do aproveitamento desses bens minerais e na agregação de valor aos produtos.

“É preciso dar dignidade ao pequeno minerador para que ele se sinta um cidadão útil à sociedade e que possa exercer sua atividade sem receio de ser expulso do ambiente de trabalho e ainda ter que responder por crimes ambientais e de sonegação”, ressaltou Marcelo.

O evento  foi realizado pelo  Governo do Estado em parceria com o Sebrae-PB, Cooperativa de Garimpeiros de Nova Palmeira e a Prefeitura Municipal com a  participação de representantes do Departamento Nacional da Produção de Mineral (DNPM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia; da Secretaria de Estado da Receita; da Superintendência de Administração do meio Ambiente (Sudema); e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PB).




Ascom PB

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI