» » » Escola de São Vicente do Seridó conclui primeiro ciclo de Educação Emocional com Famílias

A inserção da família no processo educativo dos filhos foi o grande tema durante os oito encontros da metodologia Liga Pela Paz nas Famílias, na Escola Cícero dos Anjos, no município de São Vicente do Seridó-Paraíba. No encerramento desse primeiro ciclo os pais deixaram os sentimentos fluírem para falar de sua relação com os filhos. As emoções traduziram e mostraram um pouco das transformações que esses pais estão vivenciando depois de todo esse processo de educação emocional para o qual foram convidados.


De que forma o pai pode ser uma referência positiva para seu filho? Que erros podem ser evitados na busca do caminho pela paz? O diálogo como ferramenta de interação e aprendizagem; a importância do perdão; a autoestima contribuindo para o engrandecimento da confiança foram alguns dos temas dialogados com as Famílias pelos educadores socioemocionais, Maria Vitória Moraes e Kalina Lívia, nos últimos dois meses.

A ausência dos pais na educação dos filhos é algo preocupante, segundo a coordenadora regional de Ação Pedagógica da 4ª GRE – Gerência Regional de Educação, Solange Nunes Crispim. Ela faz uma reflexão sobre as mudanças de comportamento da sociedade nos últimos anos, destacando o avanço das drogas e da violência como fatores desgastantes e geradores de conflitos. “Hoje é essencial trabalhar a educação emocional. Drogas, violência, família em desunião, o histórico de vida do aluno inserido nessa família, muitas vezes problemática, interferem no contexto escolar. Por isso é crucial trazer a família para dentro da escola, essa ação socioemocional com os pais dos alunos, para que possam aprender a lidar também com suas emoções, como vem acontecendo com seus filhos”, analisou Solange.

Para o gestor escolar da Cícero dos Amjos, Almarya Lourenço de Oliveira, caso não haja participação dos pais no processo educativo dos filhos, a escola não consegue cumprir verdadeiramente sua missão. “É difícil trazer a família para dentro da escola, mas os resultados estão sendo bastante positivos a partir desses encontros promovidos pelo Governo do Estado em parceira com a Inteligência Relacional, a partir desse importante método da Liga Pela Paz, que desenvolve as habilidades emocionais”, comentou.

 A violência do mundo moderno, a intolerância, o exemplo de respeito, do diálogo, do perdão, as responsabilidades dos pais na educação das crianças foram tratados a partir de diversos casos ocorridos em sala de aula, no cotidiano dos presentes à Escola Cícero dos Anjos. Durante os depoimentos do grupo, alguns pais foram às lágrimas e emocionaram a outros ao falar de seus problemas.

O inspetor de educação da 4ª GRE, José Pereira, ao falar sobre o processo de construção de paz, disse que a base de tudo tem que ser a família, sendo o alicerce da sociedade. Criticou a ausência dos pais que não atenderam ao convite da escola, mas enfatizou que a semente foi plantada. Solange Crispim lembrou de um capítulo do DVD Emoções na Família, em que o professor João Roberto de Araújo explica a importância de se ouvir o outro, fortalecer o diálogo, algo essencial e que deve acontecer no seio das famílias, contribuindo para melhor direcionamento na vida dos jovens.

Exemplo de participação

 Os pais avaliaram positivamente a realização dos encontros das famílias na escola. Melhoria da autoestima, maior compreensão e abertura do diálogo com os filhos foram citados como avanços por eles. A participação de alguns chamou a atenção dos educadores socioemocionais. Um exemplo disso foi o agricultor Genival Gonçalves, que toda sexta feira saia a uma distância de 13 quilômetros para participar dos encontros.

Bastante tímido, fala mansa e baixa, o que lhe rendeu brincadeiras dos novos amigos em sala de aula, falou que viveu importante experiência com a sensibilização da Liga Pela Paz. “Sempre orientei bem meus filhos, mas, graças a esses diálogos que participei, estou melhorando bastante a relação com minha família. Agradeço muito por poder ter participado desses encontros”, enfatizou. Ao final do evento todos receberam certificados de participação da sensibilização e o DVD Emoções na Família, trabalhado nos encontros e que servem de amplo diálogo no seio familiar.







Almarya Lourenço e Solange Crispim.
                                        Almarya Lourenço e Solange Crispim.


Genival Gonçalves, exemplo de determinação, com Karina Lívia, educadora.

                 Genival Gonçalves, exemplo de determinação, com Karina Lívia, educadora.




Momento que celebra a união das famílias.
                                    Momento que celebra a união das famílias.


Todos os pais receberam o DVD Emoções na Família.





Marcos Eugênio

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI