Loading...

O município de São Vicente do Seridó, que fica localizado na região do Seridó paraibano, a 200 km da capital João Pessoa, registrou 4 assassinatos em apenas 203 dias e, até o momento, a Polícia Civil não prendeu nenhum autor dos crimes.

O município, que tem atualmente 10.728 habitantes já foi uma cidade tranquila, de povo ordeiro e pacato, mas em 2018 vive o ano mais violento de sua história. Graças ao trabalho da Polícia Militar os assaltos, furtos e arrombamentos não são registrados no município há um bom tempo, no entanto os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) estão assustando a população, que antes só via estas cenas pela televisão.

Números mostram que apenas 6% dos homicídios no Brasil são solucionados.

De acordo com reportagem da Revista Super Interessante, do Grupo Abril, do dia 04 de julho de 2018, as estatísticas são muito mais favoráveis aos bandidos do que à Justiça criando, com isso, esta sensação de impunidade. Conforme dados oficiais da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, somente 6% dos homicídios dolosos (com intenção de matar) são solucionados no Brasil.

Quando se compara com outros países o percentual de soluções de homicídios dolosos chega a envergonhar. No Reino Unido 90% dos crimes são solucionados pela polícia. Na França os números chegam a 80%, nos Estados Unidos a 65% e no Brasil de cada 100 homicídios apenas 6 a polícia consegue elucidar.

Primeiro assassinato registrado em 2018 em São Vicente do Seridó.

Este ano o primeiro assassinato em São Vicente do Seridó aconteceu na madrugada do domingo 17 de maio, por volta de 3 horas da manhã, quando um homem identificado pelo nome de Edinaldo Guimarães, de 32 anos, conhecido pelo apelido de Loló, foi assassinado às margens da rodovia estadual PB 177, no Sítio Santa Cruz, nas proximidades da Escola Municipal Henrique Cordeiro, zona rural do município.

Edinaldo Guimarães (Loló) tinha 32 anos
(Foto reprodução internet)

Segundo informações repassadas pela polícia, a vítima teria saído de uma festa que aconteceu no Barrio Beer, no Conjunto Aquários, e seguia a pé juntamente com outras pessoas, quando foi surpreendido por uma dupla em uma motocicleta e foi atingido por 6 disparos de arma de fogo.

Até o momento a Polícia Civil não conseguiu prender nenhum culpado pelo crime e não obtivemos mais informações sobre as investigações.

Segundo assassinato registrado em 2018 em São Vicente do Seridó.

O segundo assassinato aconteceu em uma sexta-feira, dia 13 de junho, por volta de 7 horas da noite. A vítima foi o jovem Edson Felix da Costa, de 22 anos, conhecido por Dinho de Salete.

Edson (Dinho de Salete) tinha 22 anos
(Foto reprodução internet)


O crime aconteceu na Rua Modesto José, em frente ao cemitério da cidade. De acordo com informações da polícia, dois homens em um motocicleta, usando capacete, chegaram em frente a casa da vítima, que  estava na calçada juntamente com outras pessoas, dispararam contra ele pelo menos 6 vezes e se evadiram do local tomando destino ignorado.

Até o momento não há nenhuma informação se a Polícia Civil conseguiu prender algum culpado pelo crime.

Terceiro assassinato registrado em 2018 em São Vicente do Seridó.

O terceiro assassinato aconteceu no sábado, dia 22 de setembro, por volta de 23 horas. A vítima José Amaro de Alcântara, de 49 anos, conhecido por Zé de Amaro, residente no Sítio Açudinho, zona rural do município, teria ido levar sua cunhada em casa e, na volta, passou em uma festa que estava acontecendo no Sítio Alagamar dos Lourenços.

José Amaro (Zé de amaro) tinha 49 anos
(Foto reprodução internet)

Ao sair da festa e se dirigir para sua residência foi assassinado covardemente pelas costas, atingido por 2 disparos de arma de fogo, sem chances de defesa, próximo de sua casa. Zé de Amaro não tinha passagem pela polícia, era considerado uma pessoa de bem, era trabalhador e um pai de família.

Ele deixou a esposa e 3 filhos órfãos. Uma menina de 7 anos, um menino de 4 anos e um bebê de 7 meses. A família esta recebendo ajuda de amigos para se manter, porque, até o momento, não conseguiu receber a pensão que as crianças tem direito.

A Polícia Civil não conseguiu prender nenhum culpado pelo crime até a presente data.

Quarto assassinato registrado em 2018 em São Vicente do Seridó.

O ultimo assassinato aconteceu quinta feira, dia 06 de dezembro. A vítima Reginaldo Duarte da Costa, de 56 anos, conhecido por Reginaldo de Adão, estava conversando com amigos em uma calçada da Rua Maria Alcíria, quando foi surpreendido por uma dupla em uma motocicleta.


Os criminosos fizeram vários disparos de arma de fogo na região da cabeça da vítima, que teve morte imediata. Após cometerem o crime os bandidos fugiram tomando destino ignorado e, até o momento, ninguém foi preso.
Reginaldo Duarte (Reginaldo de Adão) tinha 56 anos
(Foto reprodução internet)
O crime chocou a população de São Vicente do Seridó por conta que Reginaldo era uma pessoa de família e não tinha envolvimentos com coisas erradas. Ele foi sepultado no último sábado (08) sob forte comoção.


Milhares de pessoas acompanharam o cortejo fazendo com que se tornasse um dos maiores sepultamentos já acontecidos na cidade. O último sepultamento que reuniu tanta gente foi da jovem Andreza Gouveia, em setembro de 2017.

Dezenas de pipeiros com caminhões pipas ficaram enfileirados na frente do Cemitério Municipal Frei Pascoal Becker e, no momento que o féretro chegou ao local, começaram um buzinaço, que durou quase 3 minutos em homenagem a Reginaldo, que também trabalhava em um caminhão pipa. A emoção tomou conta de todos.

A morte de Reginaldo continua um mistério e a sociedade espera uma resposta das autoridades para os crimes cometidos durante este ano em São Vicente do Seridó.


Multidão que acompanhou o sepultamento de Reginaldo de Adão.
(Foto: São Vicente Agora)




São Vicente Agora
Foto/arte: Mayra Fernandesa

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem