» » » » São Vicente do Seridó - Poeta Olavo Lourenço recebe prêmio nacional

“O que me resta é em nome da cultura, da poesia popular, do cordel, em nome da arte, ficar feliz, ficar contente e a partir de agora incentivar cada vez mais a cultura, e jamais deixá-la cair”.

Essas são as palavras do poeta Olavo Lourenço, 50, quando perguntado sobre seu sentimento ao ser indicado para receber o troféu ‘Arte em Movimento’, que desde 2015 premia e homenageia artistas de diversos segmentos e de diferentes regiões do Brasil.
O poeta, que reside no município de São Vicente do Seridó, interior do estado da Paraíba, se destacou em meio aos outros artistas populares e foi um dos 250 premiados nesta edição.
A entrega do prémio aconteceu nos dias 06 e 07 de outubro nas cidades paulistanas de Diademas e São Bernardo do Campo. Os artistas que não puderam comparecer ao evento receberam ou ainda vão receber os prêmios pelos Correios. Esse é o caso do poeta Olavo Lourenço, que não pôde ir receber o troféu pessoalmente e só teve contato com o prêmio agora no mês de novembro, na última quarta-feira (08). A honraria simboliza sua dedicação à poesia popular.
O são-vicentino explica que teve contato com o ‘Arte em Movimento’ nas redes sociais. “Eu fiquei conhecendo a história do troféu através dos grupos de whatsapp, por meio de amigos poetas. Tive participando do ‘Poetas do Nordeste’, grupo de whatsapp, coordenado pelo poeta Yuri Souza”, contou.
O artista ainda explica que estão no grupo poetas de várias partes do Brasil. Os integrantes participam constantemente de desafios, onde duplas se ‘enfrentam’ por meio de poemas e poesias. Olavo conta que não sabia, mas existiam alguns mediadores no grupo avaliando o desempenho de cada um. Foi aí que toda a história começou, o são-vicentino se destacou e chamou a atenção de um desses mediadores, o poeta Assis Oderan, 61. Foi ele quem o indicou. “Assis achava que eu merecia o troféu, tinha o mérito de receber, como muito outros artistas”, contou Olavo.
Assis Oderan é pernambucano, natural da cidade de Brejo da Madre de Deus, porém mora há nove anos em Itaquaquecetuba-SP. Sobre Olavo, ele conta que guarda uma profunda consideração pelo artista paraibano. “Considero uns quatro ou cinco poetas aí [No Nordeste] e gosto de todos, mas tem uns que moram no meu coração e um desses cinco ou seis poetas é o Lourenço”, ressaltou.
A admiração entre os poetas é recíproca. Olavo explica que tem uma grande admiração por Assis e pelo idealizador do prêmio, José Pereira de Souza, pelo trabalho que desempenham com o ‘Arte em Movimento’. Os elogia por valorizarem a cultura, pois um incentivo como esse, é algo que ele sente muita falta. O poeta se queixa, inclusive, de como algumas tradições estão caindo no esquecimento na região em que mora, como é o caso das famosas cantorias. “A gente lamenta porque o tempo veio se modernizando, o tempo veio passando e a cantoria pé de parede, essa cultura, caiu aqui em nossa região, acabou-se praticamente”, lamentou.
Olavo é motivo de orgulho para o povo são-vicentino e seridoense, é o que explica Damião Zelo que já foi prefeito do município por três mandatos. “Eu tenho que parabenizar Olavo Lourenço e os demais poetas dessa cidade por esta grande arte que perpetua nesse município. Principalmente, Olavo Lourenço, que recebeu agora um grande troféu […] para dignificar a sua vontade, os seus versos e a sua cultura, a nossa cultura, a arte do poeta”, ressaltou.
_ Fotos: Rogério Santos/ arquivo pessoal


Por: Rogério Santos (repórter) – Luana Gregório (editora)

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO