» » Procon alerta população a denunciar demoras







Entre as empresas de serviços mais reclamadas na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), os bancos ganham destaque: Em 2016 foram 581 denúncias e, este ano, já somam 310. Entre as reclamações está o tempo de espera na fila para atendimento, mesmo com duas leis regulando a questão: a municipal 8.744/1998 e a estadual 9.426/2011. O Procon-JP está convocando o consumidor para denunciar, em tempo real e, assim, autuar a instituição no ato.
Ambas as leis prevêem o atendimento em até 20 minutos em dias normais, em 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e em 35 minutos em dias atípicos como véspera e o dia seguinte a feriados. O descumprimento dessa legislação por parte das instituições bancárias acarretará sanções como pagamentos de multas.
O secretário do Procon-JP, Ricardo Holanda, avalia que o problema das filas em bancos é ainda muito presente, mas  gera poucas denúncias, apesar das fiscalizações e campanhas educativas do Procon-JP. “Entre as centenas de reclamações contra bancos, o número específico de denúncias sobre tempo de espera em fila é considerado pequeno. Em 2017 foram 43 e este ano é de 27. Isso quer dizer que o consumidor não está agindo como um fiscal natural e não está registrando suas denúncias quanto a esse assunto”, afirma.
Autuação – O titular do Procon-JP acrescenta que, se o cidadão passar  mais tempo do que prevê a legislação na fila  à espera de atendimento , deve acionar a Secretaria para que a fiscalização dirija-se à instituição e promova a autuação. “Esse número referente às filas registrado pelo Procon-JP são justamente daquelas pessoas que vivenciaram o problema em tempo real e acionaram a fiscalização”, esclareceu Ricardo Holanda.
Sanções – Segundo as leis 9.426/2011 (estadual) e a 8.744/1998 (municipal), os procons estadual e municipal são os órgãos responsáveis por fiscalizar a aplicação da legislação. “As leis são claras e objetivas ao preverem o tempo de espera em qualquer agência no âmbito da Paraíba, além de regulamentar a aplicação das sanções que, além de multa, cabe até o cancelamento do alvará de funcionamento da agência em questão, se houver uma terceira reincidência”, informou secretário do Procon-JP.
Tempo de espera em filas de bancos:
20 minutos: dias normais
30 minutos: dias de pagamentos a funcionários públicos municipais, estaduais e federais
35 minutos: véspera e dia seguinte a feriado

Postador Unknown

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO