» » » » » Cubati - Mototaxista comete suicídio

Um homem que trabalhava como mototaxista na cidade de Cubati, no Seridó paraibano, distante 227 km da capital João Pessoa, cometeu suicídio por meio de enforcamento no final da tarde deste sábado (22).

Segundo informações apuradas pelo São Vicente Agora, a vítima conhecida como Reginaldo de Chico Xavier, chegou à casa onde morava com seus pais, foi para o muro da residência e se enforcou.

Ainda segundo informações, a vítima estava depressiva e, ontem, antes de atentar contra sua vida, confidenciou a um amigo que iria se matar e que hoje [domingo], o amigo iria para o seu enterro.

Parentes e amigos ficaram chocados com o suicídio, pois o mototaxista era um cidadão de bem e uma pessoa muito querida na cidade.
O corpo foi recolhido à noite pelo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) de Campina Grande - PB para a necropsia. O sepultamento acontece no final da tarde deste domingo em Cubati.
O São Vicente Agora entrou em contato com o Destacamento da Polícia Militar de Cubati, depois com o 9º Batalhão da Polícia Militar em Cuité - PB, mas não obtivemos novas informações sobre o caso.
Por último, a reportagem tentou contato com a Delegacia da Polícia Civil em Picuí- PB que está responsável em apurar o suicídio, mas ninguém atendeu o telefone.

O que é Depressão?
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Causas da depressão
A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.

Sintomas de Depressão

  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia
  • Falta de vontade e indecisão
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
  • Perda ou aumento do apetite e do peso
  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

São Vicente Agora
Foto reprodução internet

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI