Loading...

Tradição! Essa é a palavra perfeita para se definir a final do Campeonato Municipal de Futebol da cidade de São Vicente do Seridó, edição 2017. O dia 27 de maio, sem dúvida alguma, vai entrar para a história do esporte São Vicentino, frente a frente estarão Açudinho, atual campeão municipal e em busca do tricampeonato, e Resto do Mundo, duas equipes com histórias recheadas de vitórias e títulos no cenário local. O clássico, inclusive, é uma reedição da final da Copa Liberdade FM, ocorrida no ano de 2008. Na ocasião a equipe do Açudinho sagrou-se campeã, levando a melhor em disputa por pênaltis. Um momento que ainda segue vivo na memória dos desportistas de São Vicente e Seridó.

O campeonato municipal tem como organizador Davi Meira de Vasconcelos e homenageia o desportista São Vicentino Severino Cândido de Alcântara (Xibiu).

Semifinais

Açudinho F.C: Equipe Finalista
Os primeiros confrontos entre os semifinalistas ocorreram no sábado, dia 06 de maio, e domingo, 07. O jogo do dia 06 promoveu o encontro entre a equipe do Açudinho, jogando em casa, e a do Palmeiras de Seridó. O primeiro encontro terminou empatado em 1 a 1, com o time do Palmeiras abrindo o marcador no primeiro tempo com o atacante Birimba, que mandou para as redes após cruzamento vindo da ponta esquerda. O Açudinho chegou ao empate no segundo tempo com o volante Fabinho, o camisa número 3 que acertou uma bela cabeçada e venceu o goleiro Naldinho. O resultado deixou o jogo da volta totalmente aberto.

Resto do Mundo: Equipe Finalista
Na outra semifinal, dia 07, se enfrentaram Palmeiras de Leó e Resto do Mundo, partida realizada inicialmente no sitio Santa Maria, tendo o Palmeiras como mandante. Contudo, quem saiu com a vitória foi o time visitante, 1 a 0 com gol marcado pelo camisa 10 Babá.

Os jogos decisivos aconteceram nesse último final de semana. No sábado, dia 13, a equipe do Resto segurou o empate jogando em seu campo. Um jogo bastante movimentado com chances claras de gols para os dois lados, mas que não foram suficientes para alterar o placar, um 0 a 0 que garantiu a equipe do Resto do Mundo como primeiro finalista da competição, deixando o Palmeiras de Leó pelo caminho.

Palmeiras de Leó
No domingo, o palco da outra decisão foi o “Geraldão”, localizado em Seridó. Uma partida que começou sem vantagem para nenhuma das duas equipes, entretanto, essa igualdade só predominou até os 14 minutos de jogo, quando o time da casa saiu na frente com um belo gol do camisa 10 Léo, que bateu no ângulo da meta defendida pelo goleiro Miteza. O Palmeiras não recuou com a vantagem adquirida, o que proporcionou um jogo aberto com ataque das duas equipes, com leve superioridade dos donos da casa que, apesar de criar boas chances, não conseguiram ampliar o placar.

O segundo tempo veio com mudanças na equipe do Açudinho, o que levou o time de vez ao ataque. O verdão de Seridó se armou para jogar em contra ataque e deu susto em cabeçada do artilheiro Serginho, por pouco a bola não entrou. De tanto insistir a equipe visitante chegou ao empate, aos 34 minutos do segundo tempo o zagueiro Leandro subiu mais alto que todo mundo e em uma perfeita cabeçada deixou tudo igual no placar. E assim terminou, 1 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis. O que elevou ainda mais a tensão das duas torcidas, que lotaram o campo.

Palmeiras de Seridó
Nas primeiras cinco cobranças dos times a igualdade permaneceu, duas penalidades desperdiçadas e três convertidas para cada lado. Para o Palmeiras marcaram o lateral Cajú, o zagueiro Suênio e o Volante Marcinho, o atacante Serginho e o meio-campista Léo pararam nas mãos do goleiro Miteza. Para o Açudinho tiveram êxito o lateral Janciel, o meio-campista Patrício e o atacante Auricio, o zagueiro Leandro e o atacante Ravelle viram o goleiro Naldinho efetuar duas grandes defesas em seus chutes. Com isso, a vaga foi decidida em cobranças alternadas. O atacante Birimba bateu para o Palmeiras e acertou a trave, o zagueiro Darlan ficou com a responsabilidade de colocar o Açudinho na final e não decepcionou, bateu firme e sacramentou a vaga de sua equipe para a grande decisão.


Torcida


Torcidas lotam os campos
A cada partida o número de torcedores presentes impressiona. Nas semifinais esse aspecto pôde ser visto ainda com mais intensidade. Os torcedores lotaram os campos nesses quatro jogos decisivos e fizeram uma verdadeira festa particular fora das quatro linhas. Um aspecto que também merece ser ressaltado é o respeito e educação de praticamente todos que foram aos campos torcer, dificilmente se ouviu palavras de agressão dirigidas à arbitragem ou aos times e torcedores adversários, o único objetivo era incentivar e ajudar os jogadores de suas equipes. Por isso, a expectativa é de uma grande final e claro mais show de quem vai aos campos, pular, cantar, se emocionar e claro comemorar. As torcidas, com toda certeza, são essenciais para que o Campeonato Municipal de São Vicente do Seridó, edição 2017, seja encerrado com chave de ouro.  

Reportér: Rogério Santos/Seridó Pb

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem