» » Fenômeno nunca visto no Brasil é registrado em Campina Grande;vejam o video

Câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores brasileiros, registraram um fenômeno raríssimo, na noite dessa segunda-feira (13), em Campina Grande, no Agreste paraibano. Veja vídeo mais abaixo.


Chamado de Gigantic Jets (Jatos Gigantes, em tradução livre para o português), o fenômeno é um tipo de relâmpago que acontece acima das nuvens de tempestade e muito além da altitude dos fenômenos tradicionais.
O registro foi feito pelo estudante de Meteorologia da UFCG Diego Rhamon, que é membro da Bramon. Ao Portal Correio, ele explica que “o fenômeno se origina no topo de uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus) e segue para cima da atmosfera. Essa Cumulonimbus estava em Taperoá, a 103 km de distância daqui, em linha reta”.
Segundo Diego, os Jatos Gigantes puderam ser vistos a olho nu. “O jato tem cor azul e aparência de um cone vertical estreito. Pensava-se que não era possível vê-lo a olho nu a partir da superfície terrestre, mas o de ontem [segunda-feira] foi. A intensidade da luz é muito fraca, por isso a dificuldade de se observar e registrar. Sempre vi e registrei raios, milhares deles, e nunca tinha visto um Jato Gigante ainda”, conta o estudante.
Jatos Gigantes têm curta duração e acontece a aproximadamente 100 km de altitude
Foto: Jatos Gigantes têm curta duração e acontece a aproximadamente 100 km de altitude
Créditos: Divulgação/Diego Rhamon/Bramon
Com duração bem inferior a dos relâmpagos normais, os Jatos Gigantes nunca haviam sido observados no Brasil, conforme informou à reportagem Marcelo Zurita, membro da Bramon. Ele explica que os Jatos Gigantes fazem parte do que a astronomia chama de Eventos Luminosos Transientes (TLEs, na sigla em inglês).
“Alguns TLEs são bastante comuns e observamos com certa freqüência aqui na Paraíba, mas essa é a primeira vez que aparece um do tipo Jatos Gigantes. Inclusive nenhum outro local do país havia registrado esse fenômeno. E mais, ao pesquisar pelo fenômeno na internet, raramente se encontra uma imagem do fenômeno tão nítida quanto a que foi registrada em Campina Grande”, conta.
De acordo com Marcelo Zurita, o registro está sendo analisado por especialistas estrangeiros. "Enviamos a imagem para Martin Popek, que é um tcheco especialista nesses fenômenos. Ele ficou impressionado e nos confirmou que se trata de um Gigantic Jet. Nós já sabíamos disso, mas, como nunca havia sido registrado outro desses no Brasil, achamos legal consultá-lo", relata.





Portal correio  

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO