» » » Aplicativo 'SOS Cidadão' para acionar polícia e bombeiros é lançado na PB

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (22), em João Pessoa, um aplicativo para smartphones que vai estender o atendimento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), feito atualmente apenas por meio do número 190, à população paraibana. O aplicativo “SOS Cidadão”, disponível na App Store para iOS e na Playstore para Android, permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia informando dados importantes para agilizar o trabalho dos serviços de segurança.
Segundo o coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Ciop, o ambiente mais seguro do aplicativo também tem o objetivo de reduzir a quantidade de trotes para o 190. Inicialmente o aplicativo vai estar disponível apenas para moradores de João Pessoa, mas o serviço vai ser estendido para outras cidades paraibanas.
Após baixar o aplicativo para o smartphone, o usuário primeiro precisa fazer um cadastro no sistema, informando dados como nome completo, CPF, RG, email e endereço. Os dados serão validados pelo Ciop, para confirmar a autenticidade do cidadão e em seguida o usuário pode ter acesso às funcionalidades do aplicativo.


Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Seds), a diferença entre o aplicativo e a chamada para o 190 está na rapidez da solicitação, uma vez que o usuário não tem que esperar para ser atendido. Ao fazer a solicitação de ocorrência, os dados são encaminhados automaticamente para o setor responsável. Além disso, o aplicativo pode ser usado em situações em que o usuário não pode falar.Pelo programa, o cidadão pode fazer envio de chamadas de emergência e urgência tanto para a Polícia Militar quanto para o Corpo de Bombeiros. Entre os dados que podem ser compartilhados na chamada, o usuário pode informar o tipo de ocorrência, a quantidade de pessoas envolvidas e também a localização precisa da ocorrência, coletada por meio do GPS do aparelho.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Processamentos de Dados da Paraíba (Codata) em conjunto com a equipe técnica do Ciop e em parceria com a Unimed João Pessoa. O serviço está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS, podendo ser baixado pelas lojas Google Play e App Store.
Usuários do SOS Cidadão podem informar o local exato da ocorrência por meio do GPS (Foto: Arte/G1)

















Fonte: G1PB

Postador Renilson Gomes

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO