Loading...
Em entrevista a uma emissora de TV de João Pessoa, na tarde desta terça-feira (14), o prefeito da cidade de Cubati, Seridó paraibano, Eduardo Dantas (PSB), criticou a Reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal e classificou a mesma como “equivocadas”. Como vice-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Dudu falou sobre as audiências que a entidade tem participado junto com a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag) em vários municípios paraibanos para discutir o tema.

De acordo com Dantas, a discussão tem que partir das categorias e dos sindicatos. “Acho que essa discussão tem que partir de baixo, das categorias e dos sindicatos. Não só o trabalhador rural, mas também todos os funcionários. Então, eu acho equivocada essa forma como está sendo feito, o trâmite que estão tomando para se fazer essas modificações na nossa Previdência, o que afeta a área rural, principalmente os pequenos municípios”, declarou.
Para o prefeito, a reforma expulsa o homem do campo e os municípios é quem vão arcar com toda a responsabilidade. “Esse pessoal vai está saindo da zona rural e estará vindo para a zona urbana trazendo, sem uma estrutura organizacional para os municípios, um problema. É mais uma dificuldade para os municípios, além dos que já tem”, destacou.
De acordo com o secretário de Políticas Sociais da Fetag, Rosinaldo Matias, com a proposta do Governo Federal, menos de 10% dos agricultores que se aposentam hoje iriam se aposentar. Rosinaldo ainda destacou que a proposta traz prejuízo para as mulheres, que passarão de 55 para 65 anos para ter direito a aposentadoria.
As audiências com os agricultores estão sendo realizadas em todos os municípios da Paraíba. A proposta é levar o debate para outros estados e chamar a atenção do Congresso Nacional para o tema. Nesta sexta-feira (17), uma sessão abordará a discussão na Assembleia Legislativa da Paraíba. As propostas dos agricultores também serão apresentadas durante o encontro de prefeitos com a bancada paraibana do Congresso Nacional, no próximo dia 20, na Capital.
Politicando com Correio

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem