» » » Produção de mudas de caju gera renda durante a seca para agricultores no Sertão

A produção de 10 mil mudas de caju precoce pela Emepa deverá contribuir para a recuperação do plantio desta cultura no município de Bernardino Batista, no Sertão da Paraíba, a 534 km de João Pessoa, região que sofre com os efeitos da seca. 



É uma iniciativa que o presidente da Gestão Unificada Emepa-Interpa-Emater, Nivaldo Magalhães, destacou como sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, com geração de renda. 

As mudas de caju são provenientes de um convênio firmado entre a Emepa e a Prefeitura Municipal de Bernardino Batista para fazer parte do projeto intitulado de ‘Expansão da Cajucultura no Município de Bernardino Batista’, firmado em 21 de outubro de 2016, que começa a ser concretizado. O plantio deverá começar na primeira semana de fevereiro, caso se consolidem as chuvas, quando as mudas começam a ser repassadas a 50 agricultores familiares contemplados.

A proposta da prefeitura municipal busca promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e contribuir com a melhoria da qualidade de vida, cooperando para evitar a evasão rural de famílias devido aos efeitos da seca. Os trabalhos contam com a parceria da Gestão Unificada, desde a produção de mudas e o acompanhamento do plantio até a orientação técnica do plantio, que será de responsabilidade da Emater e de técnicos indicados pela prefeitura.

Serão produzidas 10 mil mudas de caju CCP-76, certificadas pelo ministério da Agricultura, para atender as comunidades de Alto de Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egídio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre. Pelo menos 200 famílias estão envolvidas no projeto. 

A responsabilidade técnica para a produção das mudas na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral é dos pesquisadores Rodrigo Andrade de Araújo Fagundes e Hélio Fernandes de Souza. Existe a possibilidade de outros municípios firmarem o mesmo convênio. “Esse primeiro servirá de modelo para os futuros convênios com as demais prefeituras interessadas”, informou Rodrigo.

O prefeito Gervázio Gomes dos Santos, de Bernardino Batista, lembrou que a cultura do caju é uma das principais atividades da população rural do seu município, por isso está buscando a expansão da área cultivada e sua melhoria econômica e social, o que também contribui com a sustentabilidade ambiental do município.

Sequeiro 

O cultivo de caju no Nordeste é feito, na sua maioria, em regime de sequeiro e por pequenos produtores. A produção acontece em época de seca, justamente no período e entressafra das demais espécies cultivadas na região. Daí resultando a relevância da cultura para a manutenção da mão-de-obra e a permanência do homem no campo, sendo considerada uma prioridade da administração municipal. Serão oferecidas mudas de boa qualidade, com altos níveis de produtividade e renda.

Outro projeto

Para a comunidade de Mato Grosso dos Paulinos, em Picuí, no Seridó, a 226 km da Capital, onde foi implantada uma unidade do Projeto Ecoprodutivo, serão destinadas 4,5 mil mudas de maracujá. O plantio, pelo sistema de irrigação, terá a assistência técnica da Emater.


PORTAL CORREIO 

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO