» » » » São Vicente do Seridó - Município realiza programação do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

A Prefeitura de São Vicente do Seridó - PB, distante 200 km de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo, durante esta semana, uma série de eventos para marcar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, comemorado no dia 25 de novembro.

A programação começou nesta segunda feira 21, sendo divulgada nos meios de comunicação do município. Nesta terça feira 22, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, através da secretária da pasta, Iuziane Azevedo, e da psicóloga Kalina Lima, realizaram uma palestra na Associação do Sítio Santa Cruz.

Nesta quarta feira 23, o movimento pretende realizar uma caminhada e panfletagens pelas principais ruas da cidade e, em seguida, apresentação em praça pública de um grupo de teatro e do grupo de Zumba.

Na quinta feira 24, as equipes do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) estarão realizando palestras na Associação do Sítio Vaca dos Frades, às 8 horas da manhã, e à tarde, a partir das 14 horas, na Associação do Sítio Alagamar dos Paulinos.

Na sexta feira, dia 25 de novembro, no qual se comemora o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, o encerramento do evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida Senador Ruy Carneiro, onde haverá uma palestra, às 9 horas da manhã, com a Drª Maísa Felix Ribeiro Araújo, delegada responsável pela Delegacia Regional da Mulher em Picuí - PB. Em seguida, será apresentado o Plano Municipal de Políticas Públicas para as mulheres, que tem à frente a coordenadora Lúcia Cândido.

Números

No Brasil, os casos de violência contra a mulher cresceram 44,74%, em 2015, se comparado ao ano anterior. Dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 indicam que no ano passado foram registradas 76.651 denúncias, ante 52.957, em 2014. O projeto pretende falar e problematizar a questão para encorajar as vítimas a denunciarem. 

O documento aponta um crescimento desse índice ao longo dos anos, visto que o número de vítimas passou de 1.3 mulheres em 1980, para 4.8 em 2013. O que se acentua quando se focaliza nas mulheres negras, pois com relação a esse grupo, houve um aumento no número de assassinatos de 54% em 10 anos, passando de 1,8 em 2003, para 2,8 mulheres negras assassinadas em 2013.

Como tudo começou

No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.




ASCOM
Foto reprodução ASCOM

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO