» » » Ttransposição de Rio São Francisco; Águas só chegam a Boqueirão em abril de 2017

Apontada como a redenção do Nordeste, a transposição do Rio São Francisco, ainda levará quase dois anos para ser concluída e resolver de vez a questão do abastecimento de água em Campina Grande e cidades do Compartimento da Borborema. 

 As águas da transposição do Rio São Francisco só devem chegar ao açude Epitácio Pessoa, conhecido como “Boqueirão”, no mês de abril de 2017. A informação foi confirmada pelo Ministério da Integração e divulgada pela Associação Comercial de Campina Grande (ACCG).


No mês de junho deste ano, a ACCG enviou um relatório feio pela comissão de recursos hídricos da Câmara de Vereadores de Campina Grande, feito em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que pede respostas sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. “Há uma estimativa de que depois que as águas cheguem ao açude de Poções, em Monteiro, leve um tempo de 60 a 90 dias para que as águas cheguem no açude de Boqueirão”, disse Álvaro barros.


Também nesta terça-feira (30) Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Agência Nacional das Águas (ANA), Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Ministério da Integração Nacional também se reuniram na ACCG. O objetivo da reunião foi discutir o futuro do abastecimento de água das 19 cidades do Agreste paraibano atendidas pelo açude de Boqueirão. Na reunião, o representante do Ministério da Integração, Frederico Meira, fez uma explanação sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. Ele disse que as obras do eixo leste devem ser concluídas em dezembro, mas a água só vai chegar em Boqueira, no mês de abril de 2017.


A transposição do São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do governo federal no país com 477 km de extensão, divida em dois eixos, Leste e Oeste. A obra deve garantir a segurança hídrica a 12 milhões de pessoas em 390 municípios do semiárido de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, último estado a ser contemplado com as obras.

A transposição do São Francisco é composta pela construção de 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento, 27 reservatórios, 9 subestações de 230 quilowatts e 270 linhas de transmissão em alta tensão.

No eixo Leste, são 34 quilômetros de transposição da cidade de Custódia, em Pernambuco, até a cidade Monteiro. Já no eixo Norte, o canal que liga as cidades de Cabrobó, no Sertão pernambucano, e Monte Horebe, São José de Piranhas e Cajazeiras tem 81 quilômetros.

No eixo Norte, a água chegará na Paraíba pela barragem de Caiçara e seguirá para o açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e em seguida para o açude São Gonçalo e Rio Piranhas, chegando ao estado do Rio Grande do Norte, onde terá outras distribuições. A Paraíba conseguiu a aprovação de uma entrada no eixo Norte para o açude de Condado, na cidade de Conceição, no Sertão.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, as obras de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba estão com quse 80&% concluídas e devem ser entregues até o início do próximo ano,

Para muitos paraibanos, a transposição das águas do Rio São Francisco é única solução para a seca que assola o estado.












Fonte: PB Agora

Postador Unknown

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO