» » » Edward Snowden recomenda que não usem o Allo da Google

Responsável pelo vazamento de informações confidenciais que desmascararam o maior sistema de vigilância global já existente, Edward Snowden deu sua opinião sobre o aplicativo Google Allo e ela não é nada boa. Pelo Twitter, o ex-analista da NSA brincou: “Grátis para download hoje: Google Mail, Google Maps e Google Vigilância (Surveillance). Esse é o #Allo. Não usem o Allo”.

Nos testes do Olhar Digital, concluímos que usar o Allo é como ter o Google em todas as suas conversas. Isso até pode ser útil se pensarmos que a ferramenta pode ajudar a encontrar imagens, vídeos e informações na web diretamente pela plataforma de chat. Contudo, há sempre o outro lado da moeda.
E é esse o lado que Edward Snowden mostra preocupação. Isso por que as revelações que fez em 2013 revelavam que o Google, como outras gigantes de tecnologia, entre elas Microsoft e Facebook, contribuíram com os órgãos de vigilância ao ceder dados pessoais dos usuários e mensagens trocadas em seus serviços. Com o Allo, o delator não acredita que a prática será diferente.
Em sua defesa, o Google havia afirmado em uma conferência no mês de maio que o serviço iria utilizar a criptografia end-to-end. Isso é, as mensagens seriam criptografadas no momento em que são enviadas e só seriam descriptografadas quando chegam ao destino. O método inviabiliza a quebra do sigilo das conversações enquanto os dados estão em "trânsito".
A companhia também afirmou que não armazenaria os registros de conversações da plataforma para que não fosse obrigada pelos órgãos legais a ceder os registros.
Essa seria a mesma estratégia que o Facebook usa para o WhatsApp e que gerou toda a polêmica dos últimos bloqueios do app aqui no Brasil. Para quem não está por dentro, os bloqueios só foram solicitados pois a empresa se recursou em atender os pedidos da justiça brasileira que envolviam a quebra da criptografia das mensagens trocadas entre os usuários.
Seria. Não é.
De acordo com o The Verge, Google recuou meses depois e o Allo chegou ao mercado possibilitando que a desenvolvedora tenha acesso ao conteúdo das mensagens trocadas no serviço. Em teoria, apenas utilizando o "modo Anônimo" é que o usuário conseguiria impedir que as mensagens fossem armazenadas em servidores do Google.
A justificativa oficial é plausível do ponto de vista técnico. Sem que o Google tenha acesso as mensagens trocadas, a assistente virtual presente nas conversas se torna inútil uma vez que não consegue captar nenhum dado para fazer pesquisas e entregar os resultados diretamente nas conversas. Sem esse diferencial, o aplicativo se torna somente mais um mensageiro comum.

Por consequência, a tática da empresa norte-americana pode ter relação com as polêmicas causadas pela briga entre a Apple e o FBI no caso do iPhone de San Bernardino e também nos bloqueios do WhatsApp aqui no Brasil. Para evitar esse tipo de exposição e brigas judiciais, a empresa abre mão do sigilo das conversas. E é este o ponto que interessa para a NSA e que preocupa Snowden.



OLHAR DIGITAL 

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO