Loading...
O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), anunciou ontem (1º) que o partido decidiu ingressar com um mandado de segurança coletivo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a divisão da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira (31). O instrumento jurídico será assinado também pelo DEM e pelo PPS e deve ser apresentado nesta sexta, ( 2).

Anteontem (quarta, 31), os senadores dividiram a votação do julgamento de Dilma em duas partes. Na primeira, condenaram a petista por crime de responsabilidade à perda do mandato. Na segunda, rejeitaram a sanção de perda da função pública por oito anos, permitindo que Dilma volte a atuar no setor público, inclusive como gestora, se for o caso.

Para os senadores tucanos, a segunda decisão do Senado não poderia ter sido aprovada, uma vez que a sanção de perda da função pública faz parte da condenação no impeachment. No entanto, ontem, segundo Cunha Lima, o PSDB e o DEM tinham entendido que a vitória maior tinha sido conquistada com o afastamento definitivo de Dilma e tinham decidido não questionar a segunda votação no STF.

Entretanto, os senadores mudaram de posição depois que o PT acionou o STF questionando todo o julgamento e pedindo sua nulidade. Para Cunha Lima, se tornou necessário o questionamento à segunda parte da votação para que o Judiciário possa apreciar essa questão separadamente e não corra o risco de anular tudo.

“Ontem, no calor, na emoção, a sensação primeira que foi predominante no partido foi de termos uma postura de serenidade, não transformar uma vitória em uma derrota e dar uma contribuição para uma estabilidade maior no país. Mas, diante dessa ação do PT, acreditamos que seja o caminho correto entrar com a ação para que essa parte da decisão, que está equivocada, possa ser revista”, explicou o líder.

“Desequilíbrio”

O líder tucano também não escondeu o desconforto do PSDB com o movimento para livrar Dilma da sanção de perda da função pública. Para ele, “ficou claro” que um acordo foi feito “às escondidas”, sem que os senadores tucanos tivessem conhecimento.

“O que aconteceu ontem é algo que nós vamos superar, mas não é algo que nos agrade. É óbvio que com maturidade, experiência e sobretudo com a gravidade da crise que o Brasil vive, nós não vamos colocar mais lenha na fogueira. Após a volta do senador Renan Calheiros da China, nós teremos uma conversa com ele. Não se faz política com bola nas costas, não se faz política com atitudes como a que aconteceu no julgamento do impeachment”, disse.

Na opinião de Cunha Lima, Renan desequilibrou o julgamento quando fez um encaminhamento inesperado a favor da ex-presidente na segunda votação. Para ele, o PSDB se expôs ao longo de toda a votação e foi surpreendido negativamente pelo PMDB. Dos três senadores da Paraíba Cássio e José Maranhão votaram ‘não’ pela manutenção dos direitos políticos de Dilma, só Raimundo Lira votou ‘sim’, pela permanência.









Fonte: PB Agora

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem