» » » » » Quadrilha Junina "Explosão Vicentina" preservando a cultura local

Arte da quadrilha versão 2016
O mês de junho é repleto de manifestações culturais que resgatam os costumes e as tradições, principalmente do povo Nordestino. A quadrilha é a dança mais tradicional dessa época por está sempre retratando e resgatando a cultura popular. Esta dança espalha alegria por meio de músicas para lá de animadas que remetem os festejos juninos associadas à coreografias que encantam e deixam todos contagiados com o clima do “São João”.



Leia mais notícias em www.seridopb.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Serido PB pelo WhatsApp (83) 9 88724023.

Na cidade de São Vicente do Seridó, localizada no Seridó oriental paraibano, uma quadrilha vem, à aproximadamente 20 anos, se destacando por manter viva a cultura local, é a junina “Explosão Vicentina” coordenada por Emanoell Souza. A origem dela é datada do ano de 1996. Segundo Emanoell, o grupo surgiu no sitio Alto do Umbuzeiro, localizado na zona rural do município, quando ele fazia parte apenas como dançarino. Assumindo a coordenação-geral no ano de 1998.

A partir de então, a quadrilha veio ganhando mais componentes e tornando-se conhecida por toda a população do município. Atualmente a “Explosão Vicentina” possui uma comissão formada por oito pessoas, sendo eles presidente, vice-presidente e coordenadores, responsáveis por, junto com o coordenador-geral, pensarem o tema para cada ano e a partir disso decidirem o repertório, o cenário e os figurinos que serão utilizados nas apresentações ao longo do ano.

O presidente, Wellington Ferreira, é o estilista responsável por desenhar todo o figurino dos componentes. Ele também é o noivo da “Explosão Vicentina”. A vice-presidente é Nancy Rodrigues, ela é membro desde 2009 e em 2016 chega ao segundo ano consecutivo como noiva da quadrilha. Nancy explica como o trabalho realizado deve ser feito com muita atenção e dedicação. “Tem que está em uma harmonia, tem que está no ritmo, e sem falar que eu danço, mas não fico só na dança, eu entro na quadrilha e trabalho com ela, então a responsabilidade, a emoção, o carinho, é maior do que tudo”. Ressalta ela.

Além da comissão organizadora, a “Explosão” conta com 24 pares de dançarinos e uma equipe que trabalha no apoio sendo responsáveis por montar e desmontar o cenário durante as apresentações.

A Explosão é formada por 24 pares de dançarinos
Emanoell, que além de coordenador-geral é também o coreografo e marcador da quadrilha, que é a pessoa responsável por reger todo o espetáculo, explica o que o motiva há 20 anos está dando continuidade a esse trabalho. “Eu vejo que a sociedade precisa, eu vejo que as pessoas precisam e eu acho que o quê me mantém até hoje é o apoio da minha família, é o apoio da comunidade, é o apoio da prefeitura, então eu acho que é o quê me mantem de pé, é a base”. Destaca o coordenador.

No inicio de 2016 a população são vicentina ficou preocupada com o anuncio que a “Explosão Vicentina” não dançaria esse ano. Questionado sobre o assunto, o coordenador-geral explica que realmente pensaram em não dançar e só retornar em 2017, contudo, ressalta ele, o apoio da sociedade e da prefeitura, na pessoa da prefeita Graciete Dantas, fez o projeto ressurgir. Com isso, eles tiveram que correr contra o tempo e com apenas dois meses de ensaios realizaram a primeira apresentação do ano nesta quarta-feira, 08, na quadra municipal.
Quadrilha se apresentando nesta quarta

Graciente Dantas, que esteve presente na apresentação, destaca a importância da “Explosão Vicentina” para a cidade. “O apoio a gente sempre vêm dando porque eu acho de grande importância está inserindo os jovens na cultura, eu acredito que esse é o caminho para a gente tirar os jovens das drogas, desse mundo tão maldoso, então eu sinto muita alegria quando eu vejo eles se apresentarem. A minha pessoa tem um carinho muito grande por esse projeto, por todo esse trabalho desses jovens do nosso amigo Emanoell”. Ressalta ela.

Vale ressaltar, que essa é a única quadrilha de São Vicente do Seridó. Com isso, os componentes possuem a missão de representar o município nas várias competições que participam. Para a locomoção até as cidades e estados circunvizinhos, o grupo conta com o apoio da secretaria de transporte da cidade.

Outra importante parceria é com a secretaria de cultura, que também é de fundamental importância para que a quadrilha possa realizar suas apresentações. Gisélia Maria, atual secretária de cultura municipal, lembra por que é importante que o grupo receba o apoio necessário. “Para mim é uma satisfação muito grande está a frente da secretaria hoje como secretária de cultura do nosso município, e a “explosão” eu tenho um carinho imenso porque é nossa única quadrilha junina, então ela representa o nosso município regionalmente, nas cidades circunvizinhas, então é uma representação que São Vicente tem, e graças a Deus é muito bem representada”. Explica Gisélia.

SOBRE A APRESENTAÇÃO:

A quadrilha foi muito aplaudida pelo publico
A junina “Explosão Vicentina” se apresentou para uma quadra lotada, que antes dos protagonistas da noite entrarem em cena, aguardavam ansiosos para vê-los em ação pela primeira vez no ano. Todos ficaram eufóricos com o anúncio que o show ia começar, recebendo os dançarinos com muitos aplausos e gritos de apoio e incentivo.

Durante a apresentação, foi presenciado um show de cores e harmonia. Com passos entrosados os dançarinos esbanjaram todos os seus talentos, mostrando que estão preparados para os eventos que virão durante o ano.

Na plateia o que se via eram olhares atentos a cada movimento, todos concentrados para não perderem um só detalhe da exibição.
A população lotou a quadra municipal

Outro aspecto que chamou bastante atenção foi a diversidade da coreografia. A quadrilha além de passos inovadores, também premiou o público presente com exibições teatrais, atuações que trouxeram a tona o tradicional casamento matuto, e o cangaço, outro movimento que marcou a região do nordeste brasileiro.

O final não poderia ser diferente, muitos aplausos para os componentes que demonstravam em seus semblantes a alegria e satisfação de estarem participando do grupo que realizou nesta noite de quarta-feira a primeira de muitas apresentações ao longo do ano.

ALGUMAS DATAS JÁ DEFINIDAS PARA ESSE MÊS:

Segundo o coordenador-geral, Emanoell Souza, algumas datas de apresentações já estão confirmadas:

·      Dia 12: Participam, na cidade de Picuí, do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas- Etapa da Borborema 2016;
·         Dia 13: Concurso na cidade de Areial;
·         Dia 17: Apresentação na cidade de Tenório;
·         Dia 22: Apresentação na cidade de Juazeirinho;
·         Dia 23: Apresentação na cidade de Cubati;
·         Dia 25: Apresentação nas cidades de Olivedos e Esperança;
·         Dia 29: Apresentação na cidade de Pedra Lavrada;


·         Dia 30: Abre o concurso de quadrilhas da festividade de São Pedro local.

Por: Rogério dos Santos Silva/Portal Seridó Pb.

Postador Rogério Santos

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO