Loading...
A cidade de Picuí recebe nesta segunda feira (23) o Carro Fumacê, uma medida para conter os mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. A informação foi do prefeito Acácio Araújo, que encaminhou no mês de abril, ofício através da secretaria municipal de saúde, cobrando a ação em tela.

Leia mais notícias em www.seridopb.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Serido PB pelo WhatsApp (83) 9 88724023.

A chegada do carro fumacê é bastante aguardada pela população que ver sua vinda uma ação eficaz no combate ao mosquito e consequentemente na diminuição dos casos das doenças na cidade.
A secretária de saúde do município, Elaine Negreiros comentou a ação lembrando a população que “o carro fumacê é a parte mais visível do programa de controle a Dengue, zika e chikungunya, porém o menos efetivo. Por só atingir os mosquitos que por ventura estiverem voando no momento da aplicação, o combate efetivo é acabar com os CRIADORES que é o que os agentes de endemias vêm fazendo nos domicílios”, explicou. A secretária ainda conclamou a todos para não baixarem a guarda e continuar na luta contra a aparição do mosquito, “Vocês continuem sendo vigilantes de suas residências”, concluiu.
A satisfação nas pessoas em verem ações concretas levou a vários comentários nas redes sociais parabenizando a Prefeitura e a equipe de saúde pela iniciativa.
Tanta repercussão positiva levou aos legisladores mirins da terra da carne de sol e do picolé caseiro a reforçar o pleito, a exemplo do vereador Aldemir Macedo.
A gestão municipal vem desenvolvendo um plano de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em todo o município. Segundo a secretária de Saúde de Picuí, Elaine Negreiros, toda equipe foi capacitada para atuar no combate ao Aedes aegypti. O plano foi desenvolvido em quatro eixos:
– Combate ao mosquito transmissor com o uso de carro fumacê e agentes de endemia;
– Assistência aos pacientes infectados e capacitação dos profissionais de saúde;
– Vigilância epidemiológica com o monitoramento dos casos suspeitos;
– Campanhas publicitárias para a conscientização da população.
O prefeito Acácio Araújo lembrou que é preciso celeridade do Governo Federal no repasse dos recursos necessários para a execução do plano. “A União não pode, efetivamente, lançar um plano e demorar, ninguém sabe quanto tempo, para poder liberar recursos que são parcos, que são poucos”, disse o prefeito.
Celular
Como parte do plano de combate ao mosquito Aedes aegypti, a secretaria municipal de saúde solicita dos usuários que envie fotos de possíveis focos do mosquito. A imagem dará a localização exata para os agentes atuarem no combate.
“No momento em que as imagens cheguem ao conhecimento da secretaria, vão ser direcionadas ao setor competente para que as equipes possam entrar em ação e atacar esse foco de dengue”, disse Acácio.
Portal do Curimatau

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem