Loading...
Mulher, o que queres que eu te diga neste teu dia? (8 de março). Que os sonhos sejam mais preciosos do que a tua vida diante de Deus? Que o sol dourado banhe a tua pele suave e macia, bronzeando-te de amor e de carinho? Não… Que os teus pés estejam firmados numa rocha inabalável e que o teu coração esteja voltado para todos os caminhos da vida, enaltecendo-te no viver e no amor.

Desejo-te que, neste teu dia, resplandeça o grande amor de Deus em teu coração, exprimindo paz, amor, sinceridade, afetividade, justiça, igualdade, fraternidade e honestidade para que tu possas caminhar triunfante ao lado dos homens. Espero que os homens possam compreender melhor os teus desejos, respeitando-te como pessoa amada e digna do teu trabalho e que tu possas ser valorizada cada vez mais nas lutas de cada dia. Espero que o homem não seja um mero mediador na tomada de decisões da mulher, mas que seja uma pessoa que saiba viver e amar o seu semelhante neste mundo hodierno.

Este dia, lembrado pelos homens, custou lágrimas de sangue de muitas mulheres que deram suas preciosas vidas em prol da sua liberdade, dos seus direitos e da sua felicidade… Mas há uma página negra na história marcada pelos homens que não souberam valorizar a mulher como pessoa digna de ser respeitada de seus direitos, mais do que isto, de sua vida que é tão importante para a formação da humanidade.

Parabéns mulher pela sua luta, pelo seu desempenho no trabalho que antes eram considerados exclusivos masculinos. Graças ao seu trabalho e sua força de vontade de enfrentar uma sociedade machista que tinha a mulher como escrava do fogão, da cozinha e somente para a reprodução da espécie. Hoje, as mulheres saíram de casa para procurar empregos, namorados, política, diversão e a sua própria independência, sem falar de sexo e o desempenho bem mais ponderado do que os homens. Com isso, reconhecem os homens que as mulheres já são muito mais bem preparadas para as profissões em geral do que certos homens.

Dia Internacional da Mulher! Que lindo dia! É neste dia tão precioso que cada mulher se desvenda como uma rosa perfumosa, fazendo o mais perfeito amor através dos seus contatos íntimos e sinceros para com suas companheiras de luta, trocando uma infinidade experiências contemporâneas nestes últimos anos.

É necessário que cada homem transmita também à mulher todo o seu afeto, o seu amor, o seu carinho e a sua gratidão, assim como as mulheres os têm demonstrado durante muitos e muitos anos.

Mulheres, parabéns pelo teu dia! Desejo-te que esta nova página que se abre agora voltada para a modernidade seja mais feliz que a que se fechou ontem. Pois tu és forte, corajosa e que tens grande seriedade para enfrentar a vida com mais dedicação, mais fervor, mais amor, carinho e otimismo, competindo com os homens, ou até mesmo superando-os tanto no trabalho intelectual, material e espiritual. Parabéns pelo teu dia!

(*) José Dias de Oliveira é professor de Língua Portuguesa. Hoje, aposentado, mas sempre dedicado à literatura e à arte. Observação: esta mensagem foi escrita e publicada no jornal o A TRIBUNA em 6 de março de 1996.

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem