Loading...
Agricultores assentados visitam dessalinizador solar implantado no Seridó paraibano


Conhecer a experiência da instalação de dessalinizadores solares para a produção de água potável foi o tema do intercâmbio realizado na última quinta (11), no Assentamento Olho D´água no Seridó. Participaram do evento vinte agricultores/as dos assentamentos: Gravatá e Primeiro de Maio localizado no município de Pocinhos, Antônio Paulo e José Jovem do município de Boa Vista, além do assentado de Serra do monte localizado em Cabaceiras.
A visita foi no lote da família de dona Áurea Lúcia Lopes, onde recentemente foi implantado uma Unidade Demonstrativa de Dessalinizador Solar pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP) e o INCRA/PB, através do contrato de assistência técnica. Dona Áurea recepcionou os agricultores visitantes, e destacou sua satisfação de recebê-los em seu lote para conhecer uma experiência que para ela é muito importante, “é um prazer receber vocês aqui para conhecer mais sobre esta tecnologia. Nós estamos gratos, pois agora temos água potável, antes tínhamos que comprar água na cidade para beber porque no lote só tinha a água salobra do poço”, contou a assentada.
Durante a visita os agricultores conheceram como funciona a experiência do dessalinizador solar, a qual foi explicada pela família de dona Áurea e pelo assentado Claudino Castro que também recebeu em seu lote esta tecnologia. O dessalinizador solar transforma água salgada captada de um poço em água potável. O processo de dessalinização solar é físico, no qual é usado um tanque raso de alumínio com cobertura de vidro. A água salgada é colocada dentro do tanque. Ao evaporar, a água bate no vidro, escorre pelas canaletas e é dessalinizada.
Na unidade implantada no lote de dona Áurea, são cinco tanques rasos de alumínio com uma cobertura de vidro o qual é chamado pelos agricultores de casinha, cada casinha produzir cerca de 20 litros de água, no total o equipamento chega a produzir cerca de 100 litros de água por dia, e atualmente beneficia cinco famílias assentadas.
Na ocasião foi demostrado como é realizada a limpeza, no caso deste, é feita a cada dois meses e diariamente é depositada a água nas casinhas para dessalinizar. De acordo com o assentado Claudino Castro, o dia em que teve uma quantidade menor de água dessalinizada foi em um dia chuvoso, porém mesmo assim, foi dessalinizado cerca de 7 litros de água, já a quantidade maior que foi dessalinizada desde a implantação foi 22 litros de água.
Herbert Lopes de Oliveira (22), um dos filhos de dona Áurea, ele é um dos responsáveis pela manutenção e higienização do dessalinizador, “desde o início eu achei muito interessante o dessalinizador solar, e assim que foi construído o dessalinizador aqui no lote, eu logo me interessei em aprender a cuidar dele diariamente e faço isso com muito prazer”, contou o jovem.
A visita de intercâmbio foi concluída com uma roda de avaliação, onde todos os participantes se mostraram satisfeitos com a visita, que proporcionou uma troca de experiências entre os que ali estavam. Para o assentado Jair Gomes do Assentamento Primeiro de Maio foi um momento de conhecer na prática a experiência, “eu já tinha ouvido falar do dessalinizador, mas hoje tivemos a oportunidade de conhecer e ver como funciona esta riqueza que é o dessalinizador, no assentamento que eu vivo tem três poços e dois deles apresenta salubridade e um dessalinizador desse lá seria de extrema importância para as 18 famílias que moram lá, pois seriamos beneficiados diariamente com água potável, lá no assentamento só temos acesso à água potável através de carros pipas”, afirmou o assentado.
O presidente da COONAP Jonas Marques ressaltou que a implantação do dessalinizador solar é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida, através da parceria com o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ainda segundo Jonas Marques no plano de trabalho da COONAP estão previsto a construção de mais 16 dessalinizadores no Assentamento Serra do Monte em Cabaceiras fruto de mais uma parceria entre COONAP e a prefeitura de Cabaceiras.
.

FONTE: ASCOM/COONAP

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem