» » » Marido abandona esposa de 18 anos, gravida, depois que descobriu que filho tem microcefalia

O diagnóstico de microcefalia foi a sentença de morte para o casamento de Yanca Mikaelle de Lima (foto), 18 anos. Ela lembra que o marido e toda a família dele começaram a se afastar quando um ultrassom no sétimo mês de gravidez detectou o problema. Na semana seguinte, a gestante e o outro filho do casal estavam de volta à casa da mãe dela.

Como previsto pelos médicos, Sofya Emanuelle de Lima nasceu com microcefalia na maternidade de Campina Grande, em 31 de janeiro. Yanca recorda que teve zika no terceiro mês de gravidez e os sintomas foram leves, manchas vermelhas durante um dia. Isto foi em outubro, e o surto de microcefalia ainda não era conhecido.

Aos sete meses de gravidez, Yanca precisou ser internada porque Sofya parecia querer nascer antes da hora. Os médicos aproveitaram para fazer o ultrassom e o comportamento do marido mudou.

Àquela altura, no começo de dezembro, havia pouca informação sobre a vírus da zika entre a população. A própria Yanca conta que não tinha ideia do que significava o perímetro cefálico ter menos de 32 centímetros.

Ela acredita que o ex-marido e a família imaginaram ser algo bastante grave e que provocasse sequelas severas, por isso mudaram o comportamento. Naquele começo de dezembro, a grávida percebeu que seria melhor cuidada voltando para a casa da mãe. Não houve resistência, conta. Procurado, o ex-marido não quis conversar com a reportagem.

Princesa, apelido que Sofya ganhou desde a descoberta da gravidez, perdeu o trono na família do pai. Yanca diz que o ex-marido vai visitá-la apenas para buscar o filho de um ano e noves meses que tiveram juntos. Quanto à menina, dá uma rápida olhada e logo vai embora. Mas ela ainda aceitaria voltar com o marido.

"É difícil. A gente tem dois filhos, ainda gosto muito dele, mas num tá tendo atitude de pai de verdade".

O apoio de pai seria fundamental para o momento que Yanca atravessa. Na última sexta-feira (12), enrolada em um cobertor com a palavra "princesa" escrita, Sofya passou por avaliação no ambulatório destinado aos bebês com microcefalia do Hospital Municipal Pedro I. Ela terá de fazer fisioterapia três vezes por semana.

Madrugar, pegar ônibus com um recém-nascido e voltar no calor do sertão paraibano não é fácil. A avó de Sofya vai junto, ajudando a carregar os apetrechos de criança. Bom para Yanca e péssimo para as finanças da família. Somente o pai-avô trabalha, e fica pesado para um pedreiro sustentar cinco filhos, incluindo a recém-chegada Yanca, mais dois netos. Os R$ 132 gastos em passagem fazem falta.

O acesso ao tratamento é complicado, mas Yanca nem pensa em desistir porque sabe a diferença que faz no desenvolvimento da filha. A fisioterapeuta Jeime Leal está 100% de acordo. Ela explica que as sessões são a diferença entre ter a máxima qualidade de vida possível ou uma vida com sequelas.

Jeime explica que, sem o tratamento, todas as fases de desenvolvimento, como rolar, sentar, engatinhar e andar, acontecem mais tarde. Existe a possibilidade de algumas sequer serem alcançadas. Yanca sabe disso, mas desistir não é uma opção. Até porque ela acredita que Sofya terá uma vida, senão normal, muito perto disso. "Imagino ela estudando e brincando com as outras crianças".

Deixar de ir à fisioterapia é tirar isto da própria filha, algo inconcebível para Yanca. A mãe faz tudo que está ao alcance por temer o que não depende de suas forças: Sofya sofrer preconceito no futuro.

Folha do Sertão

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO