» » » » Imprensa internacional repercute ações do governos da Paraíba voltadas à microcefalia

Em virtude da grande repercussão nacional e internacional em torno da pesquisa desenvolvida na Paraíba sobre microcefalia, a imprensa de diversos países tem  visitado o Estado em busca de mais informações. Dentre estes veículos, a TV Al Jazeera English, do Catar, que faz parte de uma das maiores redes de comunicação do mundo, a Al Jazeera Media Network, desembarcou nesta quinta-feira (25) na capital para conhecer mais sobre a pesquisa, além das ações que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado.

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) foi um dos locais visitados pela equipe de TV estrangeira, que pode acompanhar e documentar o tratamento de recuperação oferecido às crianças. Heloise Vitória, três meses, faz o acompanhamento na Funad desde o primeiro mês de vida. Sua mãe, Maria da Luz (33), elogiou o serviço. “Realmente faz muita diferença na vida, saúde e bem estar dos bebês. Heloise era muito inquieta, não dormia bem, e depois que começou o atendimento aqui ela já se acalmou bastante, e está respondendo bem aos estímulos”, disse a mãe.
A equipe também acompanhou o atendimento a bebês com microcefalia na Maternidade Cândida Vargas. Lá, conheceu a dona de casa Maria de Lourdes, 32 anos, e a pequena Yasmin, de apenas três meses. A mãe, que teve zika no sétimo mês de gestação, só descobriu a condição da sua filha depois do nascimento. Ela ressaltou a importância do acompanhamento médico. “Eu não tinha ideia do que era microcefalia. É uma situação muito difícil, pois preciso levar minha filha em médicos constantemente. Não posso mais trabalhar, pois tenho que me dedicar 100% a ela. Sem esse apoio e cuidado do governo, realmente não sei como seria”, disse.
O pediatra e coordenador estadual da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Claudio Régis, explicou que o atendimento realizado na maternidade é o primeiro passo no cuidado a essas crianças. “Aqui realizamos o atendimento de pediatria, enquanto a Funad faz a parte da reabilitação, com terapia ocupacional, oftalmologia, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros. Fazemos aqui a medida do perímetro cefálico, o exame clínico e conversamos com as mães para saber como está o bebê em casa. Uma vez que os resultados dos exames apresentem alguma alteração, o bebê é encaminhado para a Funad”, explicou o pediatra.
No final da tarde, a equipe participou da entrevista coletiva concedida pelo governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção, sobre as pesquisas relacionadas à microcefalia e o trabalho desenvolvido pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba. Além do governador, estavam presentes a vice-governadora Lígia Feliciano, a secretária da Saúde, Roberta Abath, a coordenadora geral da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos, o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, entre outras autoridades.
O jornalista e produtor da TV Al Jazeera English, Rafael Pieroni, ressaltou o destaque internacional alcançado pelas ações realizadas pelo Governo do Estado com relação à zika e microcefalia. “Passei por vários lugares produzindo reportagens sobre zika e sua relação com a microcefalia, mas o nosso foco era mesmo a Paraíba, devido à relevância de suas ações, como a pesquisa que está sendo realizada em parceria com o CDC norte-americano. O mundo todo está curioso para conhecer mais desse trabalho e seus resultados”, concluiu.


Além da TV Al Jazeera English, estiveram para na Paraíba para divulgar a pesquisa e ações do Governo do Estado o The Wall Street Journal, a TV Alemã ARD, a Associated Press, além de veículos nacionais e locais.



Paraíba já 

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO