Loading...
Cinco cidades do Sertão da Paraíba registraram chuvas acima do previsto para todo o mês de janeiro deste ano em apenas oito dias. A média histórica de 100 milímetros já foi superada pelos municípios de Emas (159,4 mm), Cajazeiras (141,8 mm), Coremas (139,5 mm), Bom Jesus (125 mm) e Piancó (104,5 mm), segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgadas nesta sexta-feira (8).

De acordo com a Aesa, as chuvas foram provocadas por um Vórtice Ciclônico de Alto Nível, sistema meteorológico comum durante a pré-estação chuvosa na Paraíba.
“Este é principal fenômeno que provoca chuvas no semiárido paraibano. Ele costuma aparecer entre os meses de dezembro e janeiro, podendo se estender até fevereiro. No momento ele continua atuando e a previsão é de mais precipitações, principalmente entre o final desta sexta-feira e a madrugada do sábado”, explicou a meteorologista Carmem Becker.
O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, disse que as chuvas provocaram o aumento do nível de alguns açudes. “Por enquanto podemos destacar o reservatório de Mãe d’Água, que recebeu quase três milhões de metros cúbicos, e açude de Coremas, que acumulou mais de 750 mil metros cúbicos. Nos demais não tivemos grandes recargas, mas estamos esperançosos de que a partir de fevereiro chova com mais frequência e os níveis melhorem significativamente”, comentou ele.
Dos 124 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 31 estão com mais de 20% do seu volume total, 32 tem menos de 20% e 61 estão em situação crítica (com menos de 5% do volume total). A relação completa e o nível de cada reservatório estão disponíveis no site do órgão.


MAIS PATOS 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem