» » » » SÃO VICENTE DO SERIDÓ COMEMORA HOJE SEUS 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

Hoje Dia 22 de Dezembro de 2015, a cidade de São Vicente do Seridó completa seus 54 anos de emancipação política, e sua história ainda é um pouco mistificada e atípica. Parabéns Seridó/São Vicente do Seridó, parabéns povo forte e valente que não baixa a cabeça diante das adversidades que possam surgir.

Conheçam agora um pouco da história do município.

"São Vicente do Seridó é um município do estado da Paraíba (Brasil), localizado na região do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2011, sua população é de 10.316 habitantes. Possui área de 276,46 km².
História
O município tem duas histórias. Uma ligada à fundação do povoado de São Vicente e a outra do povoado Santo Antônio. O município teve origem no sítio Santo Antônio de propriedade da senhora Maria Beata, que era uma grande criadora de bodes da região. Por volta de 1870 já existiam algumas casas na referida propriedade, que décadas depois deu origem ao povoado de Santo Antônio. A instalação no local por iniciativa de seus moradores de uma bolandeira, para beneficiamento de algodão, já que a região era uma grande produtora de algodão, foi o marco decisivo para o desenvolvimento do povoado. Muitos moradores para ali se deslocaram atraídos pela oferta de trabalho, onde construíram casas residenciais e comerciais.
Em 30 de Março de 1938 o povoado de Santo Antônio passa a ser distrito do município de Soledade. No dia 31 de Dezembro de 1943 o distrito de Santo Antônio passa a ser chamado de Seridó e em 22 de Dezembro de 1961, o distrito de Seridó é desmembrado de Soledade, tornando-se Município. Alguns anos mais tarde, há 9 km do Município, crescia e se desenvolvia o povoado com o nome de Chico, ao redor de uma casa de farinha, de propriedade do senhor André Mota, que depois foi vendida ao senhor Santo Vieira, que no local colocou uma mercearia. Anos depois o povoado foi chamado de São Vicente, em homenagem a família de Antônio Vicente, antigo morador que doou o terreno para a construção da Capela São Vicente Férrer, que em 1958 sofreu modificações e se transformou em Matriz local.
No dia 18 de Janeiro 1962, foi criado o distrito de São Vicente pertencente ao município de Seridó e no dia 9 de Janeiro de 1968, o distrito de São Vicente passou a ser a sede do município e o município a se chamar São Vicente do Seridó.
Geografia
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Além disso, existe outra região de mesmo nome (Seridó) localizado no Estado do Rio Grande do Norte" .
  
HISTÓRIA DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ 
Fonte:Wikipédia


 CONHEÇAM NOSSA TERRA...

PORTAL SERIDÓ PB

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI