Loading...
Países que atuam no combate ao Estado Islâmico no Iraque, incluindo a França, teriam sido avisados um dia antes dos atentados em Paris sobre a possibilidade de serem alvos de ataques iminentes do grupo. A informação foi passada por autoridades de inteligência iraquianas à agência de notícias Associated Press. Na noite de sexta-feira (13), ações coordenadas deixaram mais de 130 mortos e 350 feridos.

O comunicado cita o nome do chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. Sem detalhes, o governo iraquiano diz que o grupo terrorista ordenou ataques aos países que lutam contra eles no Iraque e na Síria.
Funcionários da inteligência do Iraque disseram à agência AP que a França foi alertada sobre um ataque em potencial. Por outro lado, um membro da segurança francesa alega que esse tipo de comunicado é recebido “o tempo todo” e “todos os dias”.
Os ataques em paris podem ter sido planejados em Raqqa, na Síria. Uma célula do Estado Islâmico na França teria se reunido com os terroristas treinados na Síria para ajudá-los a executar o plano.
Segundo o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, a inteligência iraquiana teve informações de que, além da França, os Estados Unidos e o Irã poderiam ser alvos de terroristas.
Logo após os atentados, o Estado Islâmico reivindicou a autoria e fez mais ameaças. O grupo ainda convocou militantes para lutar contra a França. Do outro lado, Estados Unidos e aliados discutem formas de intensificar a presença militar na Síria e no Iraque para combater os extremistas.
R7

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem