Loading...
Cochonilha-do-Carmim é um nome interessante, curioso, que representa grande perigo, principalmente, para as plantações de palmas-forrageiras. Praticamente invisível a olho nu o inseto se instala nas folhas de palmas aproveitando o frio da manhã para destruir a planta, e a tarde, com sol quente, desce e se aloja no pé da planta ou viaja, através do vento, fazendo outras vítimas proliferando o ambiente da plantação.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba, Dr. Fernando, esteve reunido com plantadores de palma forrageira do município de Sossego, na Paraíba, explicando e orientando o meio mais fácil de combater o inseto Cochonilha-do-Carmim já identificado em várias áreas agrícolas do Município.“Inicialmente se deve usar o lança-chamas para queimar a praga que é um método eficaz”, afirmou o engenheiro.

Aproximadamente vinte (20) agricultores participaram do encontro com Dr. Fernando na Sala de Reuniões da Academia da Saúde para ouvir o palestrante sobre a Cochonilha-do-Carmim e em seguida foram até um sos viram atentamente, mas alguns deles sinalizaram para outro método de combate a praga.ítio nas proximidades da cidade onde a praga se alojou para uma exposição da aplicação do lança-chamas. Tod

Não houve consenso geral sobre o procedimento inicial orientada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba. Dentre os que não aprovaram o lança-chamas e fizeram opções por outros métodos mais simples e econômicos, a reportagem do ABCHAVES ouviu os agricultores Antônio José de Lima (Bigodão), José Ferreira (Zé Careca) e Luiz Ferreira. Eles foram enfáticos em suas opiniões e decisões.

Antônio Bigodão, como é mais conhecido entre os agricultores, foi direto no assunto. “Não vou usar lança-chamas quando tenho um produto mais barato e eficaz, como sabão em pó”. José Ferreira (Zé Careca), afirmou: “Uso gasolina e óleo diesel, em proporções iguais, 50%, e tenho obtido excelentes resultados”

Luiz Ferreira garantiu acompanhar o amigo. “Vou fazer o mesmo que Zé Careca, usando óleo diesel com gasolina”.

O prefeito Carlinhos acompanhou a reunião, disse ter feito o seu papel, trazendo um técnico para orientação aos agricultores, e que o método a ser usado para o combate a praga do Cochonilha-do-Carmim fica por conta de cada um agricultor. 

“Nossa providência foi tomada. Comunicamos o fato a Secretaria de Agricultura do Estado que mandou um engenheiro agrônomo orientando e aconselhando o método prático, segundo ele, para acabar de vez com a praga em nossos plantios de palma. Usar ou não o método de aplicação na planta contaminada fica por conta de cada um. O engenheiro deu os exemplos e mostrou a eficácia do lança-chamas, embora tenham os plantadores outros métodos caseiros que também são eficazes, segundo eles”, afirmou o prefeito Carlinhos.

Adamastor Chaves

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem