» » » BOMBA: Presidente do STIUPB revela que água de Boqueirão está contaminada com metais pesados

O presidente do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (STIUPB), Wiltom Maia, concedeu uma entrevista ao programam Correio da Manhã, nesta quinta-feira, 05. Na ocasião ele fez com exclusividade, declarações polêmicas sobre a água do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 cidades da região.

Água poluída com metais pesados
“O sistema hoje de Boqueirão é muito mais grave do que se pinta, estão escondendo da população a real situação do açude. Tem menos água que os números fornecidos e mais água poluída com metais pesados, a exemplo do chumbo. Eu tenho resistido a falar sobre isso a mais de três anos, mas está na hora de dizer”.
Quando aos metais pesados são nocivos também externamente 
“Faz mal a pele, causa câncer de pele e atinge o sistema nervoso central, e o agravante é que não sai no tratamento de água e nem fervendo. Esse problema é muito grave e ninguém tem coragem de falar nisso. Não há como tirar esse metal pesado, mas há como direcionar aonde tem o metal e não fazer a coleta naquele espaço”.
Sobre a gestão das águas
“Há dois ou três anos, falamos da necessidade de gestão das águas e desde então ninguém tem apontado saídas ou melhorias, para um sistema tão deficitário, mas aí, como nós fizemos em outros momentos apontando alguns caminhos, e que lamentavelmente não somos ouvidos por várias razões, uma das razões de não sermos ouvidos é porque não aceitamos falar aquilo que querem que a gente fale”
Análise da água
“A análise é feita por amostragem, mas existe locais no açude onde esta água com maiores incidência de metais pesados se concentra. Nós temos estudos feitos a anos que demonstram a questão dos metais pesados, por conta da irrigação, dos pesticidas que se utilizam por lá”.
A solução de imediato 
“A saída é reutilizar a água, fazer o tratamento de reuso, da água que consumimos. A Europa, os Estados Unidos e a Holanda já possuem essa prática a décadas. A água receberia um tratamento físico-químico. É mais caro, porém ainda chega a ser mais barato que trazer água por caminhões pipa e parece-me que é isso que estão querendo”.
Se optar por caminhões pipas
“Se optado por carros pipas, serão privilegiados, hospitais, presídios, escolas, ou seja, estado de guerra! Gostaria de reiterar a necessidade de investir no reuso da água”, concluiu.


POLITICA MAIS CEDO 

Postador SERIDOPB

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI

TÓPICOS

15º ANIVERSÁRIO 30 DE NOVEMBRO A Igreja Genuína ACIDENTE AGRICULTURA AGUA ALAN ROBERTO ALERTA ALIMENTO AO VIVO ARTIGO BARAUNAS BARRIO BEER BATE PAPO COM O BLOGUEIRO BATISMO BOA NOTICIA BORBOREMA/AGRESTE BRASIL brechó solidário BREJO CARIRI CELEBRIDADES CHUVA clima COLUNA COLUNISTA ROGÉRIO SANTOS COM AGUA COMEMORAÇÃO concurso CONGREGACIONAL COPA DO MUNDO 2018 CUBATI CUITE CULTURA CURIM CURIMATAU Curimataú CURIOSIDADE CURIOSO DA NET DEBATENDO A FÉ DENUNCIA DEPARTAMENTO DE HOMENS Desaparecido DESAQUE DESTAQUE DESTAQUE;CIÊNCIAS DESTAQUE;SÃO VICENTE DESTAUE dia do evangélico ECONOMIA EDUCAÇÃO ELEIÇÃO ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES 2016 EMPREGOS E OPORTUNIDADES ENEM ENQUETE ENTRETENIMENTO ESCOLA BÍBLICA ESPECIAL ESPORTE EVENTOS Famoso FESTIVIDADE LEVITAS. FOTOS Francisco José Radialista. FUTEBOL GERAL GREVE HISTÓRIA HUMOR IGREJA IGREJA SANTA IMPEACHMENT INFOMAÇÃO INFORMAÇÃO INTERNACIONAL INTERNET INVESTIGAÇÕES IPTV JESUS LIBERTA JOÃO PESSOA JUAZEIRINHO JUNIOR JUSTIÇA LEI LITORAL LOTERIA lua MMN MORTE MUITO MAIS TRABALHO MUNDO MUSICA NATAL MAIS FELIZ NORDESTE NOSSO BLOG NOTICIA INTERNACIONAL NOVELAS NOVIDADE O NOSSO VERDADEIRO INIMIGO OLIMPÍADAS OLIVEDOS ONDANET OPINIÃO Oportunidades EMPREGOS E OTICA CENTRAL PARAÍBA POLEMICA POLICIA POLICIAL POLITICA POLÍTICA PREVIDENCIA Protesto PROTESTOS RECORDANDO REFLEXÃO POLÍTICA REGIÃO RELIGIÃO RETIRANDO RIO DE JANEIRO são joão SÃO VICENTE SAUDE SAÚDE SECA SEGURANÇA SERTÃO SOLEDADE TECNOLOGIA TRAGÉDIA TV AO VIVO TV E FAMA URGENTE UTILIDADE PUBLICA VIDEO