Loading...
Soledade - PB: A realização pelo Governo do Estado de mais um leilão de caprinos e ovinos, por meio da Gestão Unificada  INTERPA/EMEPA /INTERPA (GU), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, permitirá o acesso à genética da EMEPA , visando melhorar o plantel da caprinovinocultura no semiárido paraibano.

O leilão acontece no dia 25 deste mês, as 10 horas, na Estação Experimental de Pendência, zona rural de Soledade.

Nesta edição do leilão organizado pela EMEPA  serão leiloados exemplares das raças caprinas Savana, Boer, Parda Alpina, Aglo Nubiana e Saanen, e as raças ovinas Dorper e Dâmara, todos com o selo de reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas por um corpo de pesquisadores dos mais conceituado e reconhecido no país, segundo informou o presidente da GU, Nivaldo Magalhães.

A organização do leilão convida a todos os criadores e interessados pela caprinovinocultura para participarem dessa oportunidade de se obter animais de boa qualidade genética para a melhoria dos seus rebanhos, destacou o diretor técnico da EMEPA , Manuel Duré.


A EMEPA  vem trabalhando com a proposta de desenvolver modelos alternativos para a produção de carne e leite, além de modernizar e estimular o desenvolvimento desses setores no semiárido paraibano.

Isso tem sido possível porque a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA ) vem coordenando as ações do projeto Agrocapri, maior investimento feito no Brasil para as áreas de pesquisa de caprinos e ovinos.

O projeto, orçado em quase R$ 2,5 milhões, foi custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Governo do Estado e CNPq.

Os setores de caprinos e ovinos têm passando por várias transformações e vêm ganhando destaque no cenário do agronegócio.

Hoje, essas áreas são responsáveis por boa parte da renda dos produtores no Nordeste. Porém, os sistemas de produção nestas atividades ainda são praticados de formas tradicionais, não atendendo às exigências mercadológicas em relação à regularização dos animais comercializados, qualidade e preço.

O Governo do Estado, por meio da EMEPA , trabalha com o desenvolvimento de pesquisas visando contribuir para a melhoria do plantel caprino e ovino da Paraíba e, com isso, dando condições para que os criadores melhorem sua condição de vida, com mais renda.






SECOM - PB
Fotos: SECOM - PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem