Loading...
A família da jovem Letícia Pereira Fernandes, de 16 anos, residente na cidade de Pedra Lavrada, no Seridó paraibano, a 230 km da capital, entrou em contato com o site São Vicente Agora para pedir ajuda em prol da adolescente, que precisa fazer uma cirurgia de urgência.

Letícia sofre de um problema conhecido por Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (Disfunção de ATM) e Dores Faciais. Esta disfunção é encontrada, com maior freqüência nas mulheres, sendo aproximadamente de 9 mulheres para 1 homem.

Segundo familiares, se a jovem não fizer a cirurgia e o tratamento adequado, com o tempo o maxilar dela pode travar e a boca ficará completamente aberta ou fechada. Por enquanto a adolescente só sente dores de ouvidos e algumas tonturas.

A irmã da vítima relatou ao São Vicente Agora que a família descobriu o problema da jovem através de um Radio X, pois ela se queixava muito de dores de ouvido.

Parentes e amigos estão ajudando com doações em dinheiro e com objetos para serem colocados em rifas ou bingos, no intuito de arrecadar fundos para ajudar no tratamento e na cirurgia, que está avaliada em R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.



A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

A família, que está pedindo ajuda de todos, disse que ainda não procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Lavrada. Os familiares estão fazendo campanhas nas redes sociais e disponibilizaram duas contas.

Quem quiser e puder ajudar com qualquer quantia para o tratamento da adolescente, é só fazer depósito de qualquer valor no Banco Bradesco, Agência 5776-2, Conta Corrente 3024-4, em nome de Letícia P. Fernandes; ou no Banco do Brasil, Agência 1149-5, Conta Corrente 15991-3, em nome de Joelma P. S. Souza. Para maiores informações a família disponibiliza um telefone para contato (83) 9 8856-3807

São Vicente Agora

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem