Loading...
Conquistado de forma antecipada pelo Campinense, o Campeonato Paraibano 2015 ainda reserva emoções para a última rodada a ser disputada neste sábado (13). E a disputa agora é pelo vice campeonato, que dá acesso ao vencedor, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste 2016. Botafogo (PB) e Treze travam a batalha pelo vice campeonato. O Galo que tem uma pequena vantagem no saldo de gols, enfrenta o já campeão Campinense às 19h 30 no estádio O Amigão em Campina Grande, enquanto que o Belo tentará a vaga diante do Auto Esporte no mesmo horário no Almeidão.


Em um campeonato que teve de tudo, inclusive com a torcida da Raposa, inusitadamente vibrando com gol do Galo, a última rodada não poderia ser diferente. E um tempero diferente deixou as duas últimas partidas mais emocionantes. Pela primeira de forma clara, a apaixonada torcida do Campinense deixou a rivalidade de lado, e está defendendo publicamente, que a equipe abra o jogo para o maior rival.

Torcedores que comemoraram nas ruas a conquista do 20º título da Raposa, já declararam que preferem ver o Galo na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, ao invés do Bota. Muitos usaram as redes sociais em uma espécie de campanha pedindo para o rubro-negro deixar o alvinegro ser vice campeão paraibano.

Tudo devido as polêmicas e confusões que envolveram Bota e Raposa nos dois últimos duelos, principalmente na batalha do Almeidão vencida pelo time da capital. O chefe de uma das maiores torcidas do Campinense Kleber Morais concedeu entrevista a TV Paraíba ao lado de Chico da Tocha, chefe de uma das torcidas do Treze, pedindo aos rubro-negras para desta vez torcer pelo maior rival. “Vamos torcer pelo Treze desce criancinha sim. Os clubes de Campina Grande precisam se unir para que a hegemonia do futebol paraibano fique em nossa cidade” declarou empolgado Kleber Morais no calor das comemorações. Outros torcedores também se manifestaram favoráveis a proposta.

O problema é que além da rivalidade histórica que atravessa décadas, o Campinense tentará manter um tabu. O campeão paraibano não perde para o maior rival há mais de três anos. Ou seja, dos últimos seis confrontos, o Rubro-negro venceu três e empatou três. Os dois times ainda poderão se enfrentar na Série D do Brasileiro deste ano, só que, desta vez, na luta pelo acesso para a Série C.

Com o título do Estadual conquistado, e a vaga para a Série D, Copa do Nordeste e Copa do Brasil garantidas, o Campinense entra em campo apenas para cumprir tabela e para receber oficialmente, a taça de campeão.

O técnico Francisco Diá evitou falar na postura que o time vai impor em campo, mas já deu pista que pode escalar um time com jogadores reservas. Jogadores como Luiz Fernando, Reginaldo Junior, Neto entre outros heróis da conquista, podem ficar de fora do 4º Clássico dos Maiorais do ano. Diá adiantou que alguns jogadores precisam descansar devido a desgastante maratona de jogos do primeiro semestre, dando a entender que vai escalar um “time misto”, usando jogadores da base.

Treze – Como se não bastasse a missão de vencer o Campinense e ainda ter que torcer para o Botafogo (PB), não golear o Auto Esporte, o Treze tem outro problema que pode influenciar no comportamento do time em campo. O técnico Éverton Goiano não poderá contar com pelo menos seis jogadores. Ou seja, metade do time estará de fora do duelo que pode dar ao Galo o cobiçado vice campeonato. Desfalcam o time, Rodrigo Celeste, Magno, David Modesto e Tiago Sala, suspensos por tomarem o terceiro cartão amarelo; além de Júnior Gaúcho, e André Beleza entregues ao departamento médico galista.

Diante de tantos desfalques, o time trezeano que vai encarar a Raposa por deve ser formado por Léo, Bindé, Alisson, Godri e Panda; Edimar, Felipe Alemão, Zotti e Téssio; Nonato e Marcelo Maciel.

Para conquistar o segundo lugar, o alvinegro tem que, pelo menos, repetir o que o Belo fizer contra o Auto. E se o Botauto terminar empatado ou com vitória do Auto, então o Galo precisa apenas empatar para ser vice e, consequentemente, ficar com as vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano que vem.


Severino Lopes 

PBAgora

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem