Loading...

Dono de uma pequena propriedade localizada na Zona Rural do município de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, a 371 km de João Pessoa, o professor de história Paulo Henrique, morador da cidade vizinha de Itaporanga, foi surpreendido logo na primeira colheita realizada no sítio dele. Uma macaxeira de 7,2 kg foi colhida e deverá ser comercializada em feira livre. A cultura no local, a princípio, seria para o consumo familiar, mas, com esse primeiro sinal positivo, a atividade poderá ser expandida, segundo o idealizador, que já pensa em colher raízes ainda maiores.

“Começamos a plantar há cerca de um ano, no fim do período de chuvas na região. Para a irrigação da plantação, que ocupa cerca de seis hectares, aproveitamos o resto da água do Rio Piancó, que passa por dentro da propriedade, mas não é perene, e a água retirada de um poço. Adubei tudo de maneira orgânica, usando apenas esterco bovino, sem a utilização de qualquer inseticida”, contou o professor.

Na área cultivada, Paulo Henrique também reservou espaço para a plantação de coentro, pimentão, feijão verde e milho que, assim como a macaxeira, também já estão em fase inicial de comercialização. Para manter o solo por inteiro sempre nas condições ideais, ele adquiriu um motor para bombear a água disponível e instalou aspersores que lançam o líquido em todas as direções.

“Também estou tentando plantar tomate, mas ainda está em fase de experiência”, revelou, acrescentando que também pensa em incluir o cultivo de inhame, já que o da macaxeira está dando certo.

Ele ainda não contabilizou quantos quilos já foram colhidos, mas disse que está animado para profissionalizar a atividade, que já julga lucrativa. Segundo informou, o quilo da macaxeira é vendido a R$ 2. 

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater-PB, José Marinho de Lima, a colheita de uma macaxeira de mais de sete quilos, apesar de ser um fato que já aconteceu em outras oportunidades, com o aparecimento de espécimes até maiores, é uma ocorrência “excepcional”, acontecendo apenas em áreas bem irrigadas e adubadas, o que pode indicar que o professor está no caminho certo.

“O peso normal máximo da macaxeira gira em torno de dois a três quilos. É uma cultura que ocorre mais entre a região do Brejo e o Litoral. O ciclo de plantio e colheita gira em torno de onze a doze meses”, explicou o engenheiro.

Conseguindo resultado satisfatório em uma região que não é, necessariamente, propícia àquela cultura, Paulo Henrique tem grande expectativa de que a transposição das águas do Rio São Francisco possa alimentar o leito do Rio Piancó para que a agricultura da região possa realmente prosperar. Ele evidencia o potencial do Sertão para diferentes cultivos e pede que as autoridades políticas voltem os olhares cada vez mais para a economia do semiárido.



PORTAL CORREIO 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem