Loading...

O senador paraibano Cássio Cunha Lima(PSDB) integrante do Grupo Brasileiro do Parlamento Latino-Americano, cumpre agenda nesta sexta-feira (05) e sábado (06), na República de Cuba, onde estão programadas reuniões  da Comissão de Saúde, e da Comissão para a Igualdade de Gênero, Infância e Juventude.
 
O líder do PSDB atende o convite da senadora mexicana e presidente do Panamá Parlamento Latino-Americano (Parlatino), composto por 23 países organismo intergovernamental. Blanca Alcalá destacou o valor dos parlamentos como um espaço significativo de debate para moldar a política de cooperação internacional.
 
"A política é importante em um mundo onde o compartilhamento de conteúdo de mídia financeira e comercial de forma assimétrica permeia as relações entre os países, em particular num contexto regional, como a América Latina, onde a desigualdade social e a pobreza atinge uma percentagem significativa da população da região", acrescentou.
 
Durante a reunião da Comissão de Saúde, por exemplo, Cássio reafirmou o apoio ao programa 'Mais Médicos': "reafirmo meu compromisso na luta para que os médicos cubanos recebam salários iguais aos demais do Brasil", Disse.
 
Outro tema que está sendo discutido durante a reunião da  Comissão de Saúde,  é a Lei de Bases da Assistência Social de Hipertensão Pulmonar na América Latina e no Caribe. A hipertensão pulmonar (HP) é o nome geral e inclusivo para um grupo de várias doenças crônicas que afetam os pulmões e o coração. Algumas formas (ou "subtipos") são raras e tem HP de avanço rápido, debilitante e fatal, porque fazem parte da lista de doenças raras. Apenas um tipo de HP atualmente tem cura: hipertensão pulmonar associada ao tromboembolismo pulmonar crônico.
 
A reunião se justifica porque a hipertensão pulmonar é uma doença rara, catastrófica e grave, progressiva, de rápida deterioração e potencialmente fatal, reconhecida como um problema de saúde de grande importância, que afeta grandemente a vida e a qualidade de vida dos indivíduos e / ou grupos população na maioria dos países da América Latina e do Caribe.
 
"É da responsabilidade do Estado promover ações intersetoriais inclusivas e comunitárias para assegurar o desenvolvimento e manutenção da saúde da população", destacou Cássio. 
 
 
 
Com o ClickPB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem