» » » Corrida do jegue é atração no São João em Campina Grande

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta terça-feira, 23, véspera de São João, a já tradicional Corrida do Jegue, que neste ano ocorreu na Estação Velha.

Competidores de várias partes do estado vieram para a competição, que contou com os destaques dos jegues Motoqueiro, Fuscão Preto, Tira Fino e Marroquino. O jegue que se destacou e fez a festa da plateia presente, foi o Motoqueiro, pela sua esperteza e disposição.
Quando a competição teve início, Tiago Andrade, montando o jegue Motoqueiro, da cidade de Coxixola, logo abriu vantagem, ficando com o primeiro lugar. A segunda colocação foi para Mário, do município de Boqueirão, e seu jegue Fuscão Preto; enquanto Tira Fino, da cidade do Congo, ficou com a terceira colocação.
Corrida de Jegue 1
 
Criador de animais de competição, Giscar Neves, da cidade de Coxixola, afirmou que o jegue é um símbolo do Nordeste. Para ele, o animal continua tendo grande importância e precisa ser bem mais valorizado.
“Gosto muito desse animal. Sou um criador que participa de competições durante todo o ano, em vários estados nordestinos, posso dizer que vivo da premiação que ganho com os jegues, por isso, acho que ele ainda tem um papel fundamental para o homem do campo, pelo trabalho que desempenha”, comentou Giscar.
Corrida de Jegue 2
 
Para o secretário executivo de Esportes e coordenador dos programas esportivos do Município, Teles Albuquerque, um evento desses, realizado dentro d’O Maior São João do Mundo, serve para resgatar e mostrar para as pessoas mais jovens a importância que teve e tem ainda hoje, o jegue para o camponês.
“Além da premiação em dinheiro, que distribuímos, a nossa preocupação maior é de mostrar o papel preponderante que o jegue já desempenhou para o nordestino e que hoje, em sua grande maioria vive sob total abandono, realidade que precisa ser mudada”, argumentou, Teles.
MaisPB

Postador Sebastião Barbosa

«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

receba nossas atualizações no seu Email

PESQUISE AQUI