Loading...
Horários e rota dos ônibus poderão ser consultados na internet pelos usuários dos transportes coletivos de Campina Grande. Divulgado nesta quinta-feira (21), o SIOM será implantado em parceria da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Google Transit.


No sistema, os passageiros podem visualizar um mapa interativo, selecionar um ponto de parada específico e verificar qual rota passa por aquele determinado ponto. O planejamento do órgão é que o funcionamento deve começar em até oito semanas, no final de junho ou início de julho.
Segundo a prefeitura, Campina Grande é a quarta cidade selecionada para o Google Transit no Nordeste (as outras são Fortaleza, Recife e Salvador). No Brasil, existem 22 cidades cobertas pelo sistema - 14 destas foram sedes da Copa do Mundo 2014. As demais são regiões metropolitanas.
O Google Transit no Google Maps é uma ferramenta de planejamento para transporte público que combina os dados mais recentes da STTP com o alcance do Google Maps. Ele integra paradas, trajetos, grades de horários e informações sobre tarifas de transporte público para facilitar e agilizar o planejamento de viagens.
O banco de dados possui informações que incluem linhas, rotas, horários, número de paradas, distância e, em alguns casos, o total da tarifa. O sistema pode ser acessado a partir do Google Maps, em versões desktop ou dispositivos móveis iOS e Android.
Projeto piloto
A iniciativa em 2013 partiu de técnicos da STTP, lotados na Gerência de Transportes, e sob a coordenação do servidor Hélder de Barros. Os dados captados através de várias ferramentas como o GPS, permitiram a criação, o armazenamento e alimentação do Sistema de Informação, Operação e Monitoramento de Transporte Público (SIOM). O sistema é um projeto piloto que busca o serviço de rastreamento e monitoramento dos ônibus de Campina Grande, integrando-o ao sistema de bilhetagem eletrônica em funcionamento no município.

O Departamento de Sistemas e Computação da UFCG, através do Laboratório Analytics, coordenado pelo professor Nazareno Andrade, é parceiro da STTP no reconhecimento da excelência da ferramenta que vem sendo desenvolvida. A parceria foi viabilizada através de um projeto da HP Brasil, financiado através da Lei de Informática e do Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação.

DO G1 PB

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem