Loading...
A situação do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão é crítica. Apesar das chuvas que caíram este ano nas cabeceiras dos Rios Taperoá e Paraíba, Boqueirão não recebeu água suficiente para garantir o abastecimento de Campina Grande e dá mais tranquilidade aos municípios abastecidos pelo reservatório.


A açude hoje está com menos de 20% de sua capacidade, e devido a perda de água, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), já estuda a possibilidade de ampliar o racionamento na Rainha da Borborema. O açude continua perdendo 1 centímetro de sua lâmina por dia, devido a evaporação e o consumo.

Boqueirão amanheceu hoje com 81.246.815 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 19,7% de sua total capacidade de armazenamento que é de 411.686.287 mm  

O diretor técnico da AESA, Porfírio Loureiro, disse que a expectativa é de que o manancial receba recarga entre os próximos 13 e 14 de maio nas regiões do Curimataú, Sertão e Cariri.

Ele afirmou que a Aesa vai apresentar o balanço a Cagepa após a possível recarga nas datas, para que seja estudada a extensão do racionamento de água.

- Pode ser que nos dias treze e quatorze as chuvas possam ocasionar uma recarga no açude. O açude hoje está com 19,9% de sua capacidade. No dia quinze vamos fechar o balanço e entregá-lo à CAGEPA – colocou

Severino Lopes

PBAgora

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem